Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos

Autores

  • Vera Lúcia Bueno Fartes Universidade Federal da Bahia
  • Maria de Cássia Passos B. Gonçalves Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.047056

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa sobre o “Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos”, cujo objetivo foi compreender a concepção pedagógica do programa e a articulação entre os saberes teóricos e os saberes da prática docente, bem como verificar a concepção de trabalho docente implícita no projeto do curso, o qual foi levado a efeito no Instituto Federal da Bahia (antigo CEFET-BA). O método qualitativo e a análise documental estruturaram os trabalhos empíricos. Embora o curso tenha uma proposta multidisciplinar e de valorização dos saberes docentes, na prática tais propósitos não foram satisfatoriamente realizados: os componentes curriculares estão organizados de modo linear e hierárquico e a pretendida articulação dos saberes teóricos com os saberes da experiência dos docentes que participaram do curso não foi alcançada.

 

Palavras-chave: Saberes. Trabalho docente. Educação. Jovens e adultos.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
835
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202638
|
  • Citations
  • CrossRef - Citation Indexes: 1

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bueno Fartes, Universidade Federal da Bahia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Linha de pesquisa:"Educação, Trabalho e Conhecimento Profissional". Doutora em Educação ; Pós-doutorado em Educação (bolsa Capes) no instituto de Educação da Universidade de Londres. Tem livros publicados sobre o tema e Dossiês Temáticos em Revistas especializadas, sendo o mais recente, em 2008,  nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, n. 135.

Maria de Cássia Passos B. Gonçalves, Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora da Universidade do Sudoeste do Estado da Bahia. Mestre em Educação pela UFBA. Pesquisadora nas áreas de EJA e de Formação de Professores. Tem artigos publicados em revistas especializadas e capítulos de livro sobre os temas aos quais se dedica.

Downloads

Publicado

2010-07-17

Como Citar

FARTES, V. L. B.; GONÇALVES, M. de C. P. B. Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 47–56, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.047056. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/748. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos