Estratégias pedagógicas e avaliações utilizadas com alunos público-alvo da Educação Especial segundo relato dos professores da sala de aula comum e da Educação Especial

Autores

  • Danielli Silva Gualda Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0010

Resumo

Este artigo analisa o relato dos professores da sala de aula comum sobre as estratégias pedagógicas utilizadas com os possíveis alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) - antes de encaminhá-los para o atendimento educacional especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais (SRMs) -, bem como analisa os critérios avaliativos estabelecidos com aqueles que passaram a receber tal atendimento e, ainda, o relato dos professores da Educação Especial sobre as avaliações utilizadas com os alunos PAEE, após receberem o AEE na SRMs. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevista, dos quais um foi respondido por 30 professoras da sala de aula comum e o segundo respondido por cinco professoras da Educação Especial. Os resultados sugeriram que as estratégias pedagógicas e as avaliações direcionadas aos alunos PAEE eram fatores determinantes para identificar se as propostas políticas relacionadas à Educação Inclusiva estavam sendo implementadas de maneira efetiva nas escolas de Ensino Fundamental I.

 

Palavras-chave: Estratégias pedagógicas. Avaliação. Educação Especial.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
2,859
Mar 22 '17Mar 25 '17Mar 28 '17Mar 31 '17Apr 01 '17Apr 04 '17Apr 07 '17Apr 10 '17Apr 13 '17Apr 16 '17Apr 19 '172.0
| |

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

GUALDA, D. S.; DUARTE, M. Estratégias pedagógicas e avaliações utilizadas com alunos público-alvo da Educação Especial segundo relato dos professores da sala de aula comum e da Educação Especial. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 482–504, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8720. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos