Concepções pedagógicas de Educação Física: os conceitos de diferença e inclusão

Autores

  • Telma Adriana Pacífico Martineli Universidade Estadual de Maringá
  • Keros Gustavo Mileski UEM - Universidade Estadual de Maringá FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0006

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as teorizações pedagógicas de Educação Física e, a partir de seus pressupostos, apreender suas concepções de homem, os conceitos de diferença e, por conseguinte, de inclusão relativos a essas concepções. Trata-se de um estudo teórico que se utiliza de obras de referência da área e obras clássicas que fundamentam essas concepções. Compreende-se que a diferença e a inclusão, implícitas àquelas concepções, são concebidas a partir da biologia, da cultura, da comunicação e do trabalho, e que a prática pedagógica se orienta para fins e perspectivas também distintas. Conclui-se que é necessário avançar para além da explicação dos conceitos de diferença e de inclusão, de forma a recuperar como categoria central o trabalho, cuja explicação assenta-se na desigualdade social e na necessidade de novas e transformadoras práticas educativas para além das disseminadas nas políticas sociais e educacionais contemporâneas.

 

Palavras-chave: Diferença. Inclusão. Concepções pedagógicas de Educação Física.

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Biografia do Autor

Telma Adriana Pacífico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Educaçao Física da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em História e Historiografia da Educação.

Keros Gustavo Mileski, UEM - Universidade Estadual de Maringá FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná

Professor do Departamento de Educação Física da FACINOR. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

 

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

MARTINELI, T. A. P.; MILESKI, K. G. Concepções pedagógicas de Educação Física: os conceitos de diferença e inclusão. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 395–413, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8827. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença