Concepções de professores de Educação Física sobre inclusão escolar

Autores

  • Raíssa Forte Pires Cunha Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0007

Resumo

O artigo analisa as concepções de inclusão que caracterizam os discursos de professores de Educação Física que acolhem estudantes com deficiência sensorial, física e/ou intelectual. A metodologia, de natureza qualitativa, caracterizou-se como um estudo de caso. Participaram deste estudo dois professores de Educação Física da rede regular de ensino pública da cidade de Fortaleza. Os procedimentos de coletas de dados consistiram na aplicação de entrevistas com base em um roteiro elaborado para esse propósito. Os resultados deste estudo evidenciaram que há um descompasso entre o discurso dos professores acerca da inclusão escolar: ora eles defendem uma concepção inclusiva e, em outros momentos, defendem concepções segregacionistas e exclusivistas para pessoas com deficiência. Conclui-se, com base nos discursos dos sujeitos participantes desta pesquisa, que suas concepções acerca da inclusão escolar ainda estão em vias de consolidação.

 

Palavras-chave: Inclusão. Educação Física. Concepções.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,040
Jul 07 '17Jul 10 '17Jul 13 '17Jul 16 '17Jul 19 '17Jul 22 '17Jul 25 '17Jul 28 '17Jul 31 '17Aug 01 '17Aug 04 '173.0
| |
Outros formatos de visualizações
333
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202628
|

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

CUNHA, R. F. P.; GOMES, A. L. L. Concepções de professores de Educação Física sobre inclusão escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 414–429, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8867. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença