Concepções de professores de Educação Física sobre inclusão escolar

Autores

  • Raíssa Forte Pires Cunha Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0007

Resumo

O artigo analisa as concepções de inclusão que caracterizam os discursos de professores de Educação Física que acolhem estudantes com deficiência sensorial, física e/ou intelectual. A metodologia, de natureza qualitativa, caracterizou-se como um estudo de caso. Participaram deste estudo dois professores de Educação Física da rede regular de ensino pública da cidade de Fortaleza. Os procedimentos de coletas de dados consistiram na aplicação de entrevistas com base em um roteiro elaborado para esse propósito. Os resultados deste estudo evidenciaram que há um descompasso entre o discurso dos professores acerca da inclusão escolar: ora eles defendem uma concepção inclusiva e, em outros momentos, defendem concepções segregacionistas e exclusivistas para pessoas com deficiência. Conclui-se, com base nos discursos dos sujeitos participantes desta pesquisa, que suas concepções acerca da inclusão escolar ainda estão em vias de consolidação.

 

Palavras-chave: Inclusão. Educação Física. Concepções.

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

CUNHA, R. F. P.; GOMES, A. L. L. Concepções de professores de Educação Física sobre inclusão escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 414–429, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8867. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença