Programa de formação de colegas tutores: a tutoria no processo de inclusão escolar nas aulas de Educação Física

Autores

  • Joslei Viana de Souza Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Mey de Abreu van Munster
  • Lauren Leiberman
  • Maria da Piedade Resende da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0005

Resumo

A presente pesquisa pretendeu analisar o efeito da atuação do colega tutor junto a um estudante com deficiência nas aulas de Educação Física. Este estudo apoiou-se em abordagem metodológica de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida em escola da Rede Municipal de Ensino localizada no interior do Estado da Bahia. Os participantes desta pesquisa foram: um estudante com deficiência intelectual associada ao transtorno do espectro autista e cinco colegas tutores. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a observação sistemática ou estruturada, não participante, em ambiente natural. Foram realizadas filmagens das aulas de Educação Física, antes e após o treinamento dos tutores. Os resultados demonstraram que a intervenção dos colegas tutores, com estratégias de ensino, culminou no aumento do nível de participação do estudante com deficiência, contribuindo com o processo de inclusão nas aulas de Educação Física.

 

Palavras-chave: Colega tutor. Programa de formação de colegas tutores. Educação inclusiva.

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

SOUZA, J. V. de; VAN MUNSTER, M. de A.; LEIBERMAN, L.; COSTA, M. da P. R. da. Programa de formação de colegas tutores: a tutoria no processo de inclusão escolar nas aulas de Educação Física. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 373–394, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8868. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença