O movimento de constituição da história da Pedagogia e seu objeto de estudo: articulação com as concepções pedagógicas na formação do pedagogo

Autores

  • Miryan Cruz Debiasi Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE
  • Ademir Damazio Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0020

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir as concepções pedagógicas que norteiam a organização curricular do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. A discussão desenvolve-se de modo articulado ao objeto de estudo da Pedagogia e à sua centralidade para os conceitos científicos da área. O corpus constitui-se de dois projetos em vigor no curso analisado e o processo analítico desenvolveu-se com base em uma unidade configurada por dois componentes: o objeto da Pedagogia e as finalidades definidas para o processo de formação do professor que, por sua vez, constituíram-se na concepção do curso como elemento de análise. Os resultados demonstram que, em ambos os projetos, o objeto da Pedagogia se mostra implícito, além de haver uma possibilidade de formação crítica. Entretanto, em um deles fica mais evidenciada uma proposta pautada em conhecimentos empíricos e pragmáticos que valorizam as experiências individuais, enquanto o outro projeto prevê uma formação que considere a educação na multiplicidade de relações da sociedade atual a partir de uma consistência teórica necessária. Tal observação conclui ser possível uma organização do ensino no curso de Pedagogia com base nos pressupostos teóricos assumidos neste artigo.

 

Palavras-chave: Pedagogia. Objeto de estudo. Concepção pedagógica.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
868
Jul 07 '17Jul 10 '17Jul 13 '17Jul 16 '17Jul 19 '17Jul 22 '17Jul 25 '17Jul 28 '17Jul 31 '17Aug 01 '17Aug 04 '177.0
| |
Visualizaciones de otros formatos
553
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202664
|

Biografia do Autor

Miryan Cruz Debiasi, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE

Coordenadora do Curso de Pedagogia

Centro Universitário Barriga Verde -UNIBAVE

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

DEBIASI, M. C.; DAMAZIO, A. O movimento de constituição da história da Pedagogia e seu objeto de estudo: articulação com as concepções pedagógicas na formação do pedagogo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 638–656, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9087. Acesso em: 25 abr. 2025.