A disciplina Libras na formação de professores: desafios para a formulação de espaços educacionais bilíngues

Autores

  • Juliana Cavalcante de Andrade Louzada Universidade Estadual Paulista
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins UNESP/Campus de Marília
  • Claudia Regina Mosca Giroto UNESP/Campus de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.010

Resumo

No campo de estudo selecionado, interessa investigar se a oferta da disciplina Libras constitui-se num espaço formativo orientado para a consolidação de práticas educacionais bilíngue, em consonância com o Decreto Federal nº 5.626/05. A análise dos documentos disponíveis online permitiu a identificação de 19 cursos que ofertavam disciplinas em atendimento às políticas de educação bilíngue para surdos. Da amostra de cursos investigados, foram encontradas 22 disciplinas. Apoiada na Análise de Conteúdo, os dados obtidos nos planos de ensino foram organizados e analisados em três categorias: a) Ensino de Libras; b) Conteúdo sobre a Libras e c) Políticas Públicas e fundamentos da educação de surdos. Os resultados evidenciaram que a disciplina Libras tem se configurado como possibilidade de difusão e ensino desta modalidade de linguagem. Conclui-se, portanto que a sua oferta contribuiu para desfazer equívocos sobre a escolarização dos surdos, na perspectiva bilíngue.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Língua Brasileira de Sinais. Política Educacional Bilíngue.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,385
Jul 28 '17Jul 31 '17Aug 01 '17Aug 04 '17Aug 07 '17Aug 10 '17Aug 13 '17Aug 16 '17Aug 19 '17Aug 22 '17Aug 25 '174.0
| |
Outros formatos de visualizações
228
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202634
|

Biografia do Autor

Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Universidade Estadual Paulista

Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília, na área de Educação Especial. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Formação de Professores, Educação Inclusiva e Educação Escolar. 

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

LOUZADA, J. C. de A.; MARTINS, S. E. S. de O.; GIROTO, C. R. M. A disciplina Libras na formação de professores: desafios para a formulação de espaços educacionais bilíngues. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 864–886, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9298. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos