Programas federais para o Ensino Fundamental e a materialização do direito de todos à educação de qualidade

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0008

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a congruência entre programas federais endereçados ao Ensino Fundamental regular e o reforço de condições que implicam a materialização do direito de todos à educação de qualidade. Toma por base dados de 2007, 2009, 2011 e 2013 sobre acesso e permanência na escola, qualidade do Ensino Fundamental aferida oficialmente e programas criados pelo governo federal no exercício de sua ação redistributiva e supletiva. Embora os resultados sugiram adequação do conjunto de programas diante das variáveis que informam a desigualdade educacional e social no país, questionam o potencial de enfrentamento de desafios mais pontuais de cada etapa da Educação Básica. Conclui destacando que um maior alinhamento entre programas e demandas, em termos de garantia de acesso e permanência na escola, constitui medida fundamental para reforçar a congruência entre programas eleitos e a materialização do direito à educação de qualidade.

 

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Programas federais. Direito à educação.

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Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

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Publicado

2017-04-08

Como Citar

NARDI, E. L. Programas federais para o Ensino Fundamental e a materialização do direito de todos à educação de qualidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 138–162, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9450. Acesso em: 18 ago. 2022.