A cidadania reclamada de crianças em acolhimento institucional: experiências construídas por meio da prática da capoeira na cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24808.063

Resumo

Neste artigo, analisa-se o trabalho socioeducativo com crianças em situação de acolhimento social, mediado pela capoeira, que buscou promover a cidadania reclamada delas no contexto da cidade. Trata-se de uma Pesquisa-Ação Existencial, realizada com dez crianças, entre quatro e 14 anos de idade, acolhidas pela Casa Lar no período de julho a dezembro de 2021. Os dados foram produzidos por meio de diário de campo, fotografias, desenhos e enunciações das crianças, provenientes das relações pedagógicas estabelecidas com elas no ensino da capoeira. São analisados, à luz dos pressupostos da Sociologia da Educação e da Infância, bem como dos Estudos com o Cotidiano, quatro episódios em que as crianças tiveram suas agências valorizadas nas relações que estabeleceram com a prática da capoeira na cidade, evidenciando positivamente um modelo de cidadania em que os sujeitos são capazes de pensar e agir sobre si.

Palavras-chave: Prática corporal. Infâncias. Espaço urbano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiza Fraga Tostes, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e em Educação Física (ProEF) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

  • André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2025-08-26

Edição

Seção

Seção Temática: Crianças, infâncias e processos socializadores: perspectivas de investigação

Como Citar

A cidadania reclamada de crianças em acolhimento institucional: experiências construídas por meio da prática da capoeira na cidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24808.063. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24808. Acesso em: 30 maio. 2026.