v. 13 n. 1 (2018)

Artigos

  • A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas

    Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves, Sílvia Ferreira, Leonor Saraiva
    8-32
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0001
  • A avaliação por ciclos de aprendizagem no Ensino Básico em Moçambique: entre tensões e desafios

    Stela Mithá Duarte
    33-47
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0002
  • Infância, educação e dignidade humana: considerações sobre os processos educativos da criança

    Marilúcia Antônia de Resende Peroza
    48-66
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0003
  • O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica

    Eliane Travensoli Parise Cruz, Vera Lucia Martiniak
    67-84
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0004
  • O ensino de Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura

    Ranilce Guimarães-Iosif, Luciana Cordeiro Limeira, Aline Veiga dos Santos
    85-106
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0005
  • Avaliação de sistemas e política de competências e habilidades da OCDE

    Rodrigo da Silva Pereira
    107-127
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0006
  • Acessibilidade no atendimento educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma Classe Hospitalar do estado do Rio Grande do Sul

    Angélica Regina Schmengler, Soraia Napoleão Freitas, Sílvia Maria de Oliveira Pavão
    128-144
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0007
  • Pierre Bourdieu: por una sociología sobre el Estado y las políticas educativas

    Hernán Mariano Amar
    145-153
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0008
  • Ética e pesquisa em Educação: o necessário diálogo internacional

    Isabel Cristina de Moura Carvalho
    154-163
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0009
  • Risco e vulnerabilidade social nos ditos de acadêmicas de Pedagogia

    Dinora Tereza Zucchetti
    164-180
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0010
  • A gestão democrática nos marcos legais de municípios do estado do Maranhão: uma análise das leis dos Conselhos Municipais de Educação

    Efraim Lopes Soares, Maria José Pires Barros Cardozo
    181-201
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0011
  • Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID

    Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    202-218
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012
  • Qualis: a construção de um indicador para os periódicos na área da Educação

    Ângelo Ricardo de Souza, Gizele de Souza, Ana Lorena Bruel, Marcos Alexandre Ferraz
    219-231
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0013

Tradução

  • Plano Nacional de Educação apresentado na Convenção Nacional por Maximilian Robespierre em 13 de julho de 1793

    Tradução de Camila Brito (Textual assessoria)
    232-258
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0014

Resenhas