O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio como política de formação continuada de professores

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0010

Abstract

Este artigo refere-se a uma pesquisa sobre o programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), realizado por uma instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. O texto visa analisar a formação em documentos oficiais e como o PNEM é reconhecido pelos participantes. A pesquisa, de cunho qualitativo, investiga documentos oficiais e analisa relatos dos participantes publicados em livros sobre ações realizadas, assim como os relatos registrados durante um curso de extensão organizado pela instituição em 2015. Os resultados mostram o PNEM, nos documentos, como política de valorização dos professores. Para os professores, as temáticas discutidas no curso são necessárias para ampliar suas competências, mas não representa valorização da profissão.

 

Palavras-chave: Política pública em Educação. Valorização docente. Profissionalização docente.

Biografie autore

  • Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora da Educação Superior da Universidade Federal do Pampa, área de Ensino de Física, doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS
  • Maira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas
    Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Pelotas, atuando no ensino de Química; Doutora em Educação pela UFRGS
  • Claudete da Silva Lima Martins, Universidade Federal do Pampa
    Professora do Magistério Superior e Pedagoga na Universidade Federal do Pampa; Doutora em Educação

Pubblicato

2018-08-01

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio como política de formação continuada de professores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 805–820, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12207. Acesso em: 30 apr. 2026.