Extensão universitária e formação docente em Educação Física: uma narrativa (auto)biográfica no encontro entre o circo e a escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.21.26278.018

Resumo

Este estudo tem como objetivo narrar a experiência formativa da primeira autora no projeto de extensão “Circo em Contextos” e analisar suas implicações na constituição docente e na prática pedagógica em Educação Física escolar. Fundamenta-se na perspectiva da pesquisa narrativa (auto)biográfica, articulando memórias da formação inicial, experiências no tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão – e atuação na Educação Básica, além de cartas produzidas por estudantes como material narrativo complementar. O referencial teórico dialoga com autores da pesquisa narrativa e com a pedagogia crítica de Paulo Freire. Os resultados indicam que as práticas circenses produziram deslocamentos na compreensão de corpo, ensino e docência, ampliando o repertório pedagógico e tensionando concepções centradas na técnica. As narrativas dos estudantes evidenciam aprendizagens relacionadas à experimentação, à cooperação, às emoções e à superação.

Palavras-chave: Educação Física. Formação docente. Práticas circenses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Andrade Filus, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Professora da Educação Básica na Rede Estadual do Paraná. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

  • Gláucia Andreza Kronbauer, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2026-05-24

Edição

Seção

Dossiê: Estudos narrativos: sujeitos e contextos educativos

Como Citar

Extensão universitária e formação docente em Educação Física: uma narrativa (auto)biográfica no encontro entre o circo e a escola. Práxis Educativa, [S. l.], v. 21, p. 1–16, 2026. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.21.26278.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/26278. Acesso em: 1 jun. 2026.