Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira

Autores

  • Heloisa da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da investigação realizada sobre o Centro de Educação Matemática (CEM), um grupo de educadores matemáticos da cidade de São Paulo atuante principalmente entre os anos de 1984 e 1997. No ensaio, marcado por um exercício de constituir a identidade do CEM a partir de uma leitura foucaultiana, assume-se que o processo de constituição de identidades não se refere ao que o CEM é ou foi, mas a um conjunto de possibilidades de apreendê-lo a partir de estratégias e iniciativas historicamente contextualizadas. Nessa leitura foucaultiana, que traz à cena conceitos como “dispositivo estratégico”, “resistências” e “relações de poder”, o CEM é visto como constituindo-se ao criar condições para a constituição da moderna Educação Matemática brasileira.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Identidades. Leitura Foucaultiana.

Biografia do Autor

  • Antonio Vicente Marafioti Garnica, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências, Campus de Bauru e dos Programas de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro) e Educação para a Ciência (UNESP-Bauru)

Downloads

Publicado

2012-12-04

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 421–443, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3451. Acesso em: 30 abr. 2026.