SENSORIAMENTO DE PRECIPTAÇÃO ATMOSFÉRICA DE ÁGUA – AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Autores

  • José Rodrigo Roger Universidade São Judas Tadeu
  • Gustavo dos Santos Abreu Universidade São Judas Tadeu
  • Jefferson Rene de Oliveira da Fonseca Lima Universidade São Judas Tadeu
  • Nathan Alves de Paula Universidade São Judas Tadeu
  • Patrick Mendes Silvetre Fraga Universidade São Judas Tadeu
  • Jose Roberto Braz Paiao Universidade São Judas Tadeu
  • Dulceval Andrade de Santana Universidade São Judas Tadeu
  • Renata de Faria Barbosa Instituto do Mar. Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
  • Thais Cavalheri dos Santos Universidade São Judas Tadeu; Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET, Universidade Paulista

Resumo

As condições climáticas, em especial, a chuva, influencia no conforto dos moradores de uma residência, em especial as aberturas, como portas e janelas. Assim, visando o bem estar, conforto e segurança aos moradores de uma residência, esse estudo apresenta o desenvolvimento de um sensor para a detecção do fenômeno natural da ocorrência de chuva, para fins de automação residencial, como por exemplo o fechamento automático de janelas. O desenvolvimento do sensor é baseado nos princípios ópticos, especialmente os fenômenos de reflexão e de refração. Então, utilizou-se duas lâminas de vidro para “aprisionar” as gotículas de chuva de tal forma que os modos de luz alcancem a lâmina receptora e a penetrem. Quanto maior for a quantidade de luz que chega ao LDR, menor será o valor ôhmico registrado e então através do programa desenvolvido na linguagem C++ para automatizar o fechamento de janelas residenciais, a saída de controle para efetuar a ação do fechamento da janela é acionada, proporcionando melhoria na qualidade de vida (maior conforto, tranquilidade e segurança) aos moradores da residência em caso de chuva.

Biografia do Autor

Renata de Faria Barbosa, Instituto do Mar. Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Professora adjunta do Departamento de Ciências do Mar - Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil.

Professora de Física e de Matemática dos cursos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar; Engenharia do Petróleo e Recursos Renováveis e Engenharia Ambiental.

Downloads

Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos