ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE TERESINA-PI.

Autores

  • Fernanda Helena Mendes Ferreira Unifacid
  • Ítalo Rodrigo Monte Soares Unifacid
  • Jandson Vieira Costa Unifacid
  • Jardes Figueredo do Rego Unifacid
  • José Weliton Nogueira Júnior Unifacid
  • Suely Moura Melo Unifacid
  • Scheylla Thays Gomes Martins Unifacid
  • Francisco Rafael Campos de Macedo Unifacid
  • Rômulo Ribeiro Magalhães de Sousa Unifacid

Resumo

De acordo com a lei nº 13.146/2015, é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar melhorias de acessibilidade no ambiente universitário, com o intuito de entender a situação atual da acessibilidade em edifícios universitários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a inclusão e acessibilidade em uma instituição de ensino superior, dados e levantamentos, fundamentada nas normas vigentes; o método indutivo como a forma de raciocínio que partirá da análise e desenvolvimento teórico; o método comparativo, de análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto. Ao analisar profundamente, foi verificado questões que precisam de atenção e reparo, para que possibilite o uso pleno para todas as pessoas com conforto, segurança e autonomia, a concepção espacial favorece acomodar de forma confortável os elementos destinados a criar acesso e condições para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos ambientes.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Edição

Seção

Artigos