LEI DE NEWCOMB-BENFORD: UMA APLICAÇÃO COM DADOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE DESPESAS COM A PANDEMIA DE COVID-19 NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Vitória Eduarda Bello Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-3345-2498
  • Anselmo Chaves Neto Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

O presente estudo buscou verificar se a Lei de Newcomb-Benford pode ser utilizada para identificar irregularidades na execução orçamentária de despesas com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Para tanto, utilizou-se a formulação da Lei de Newcomb-Benford para a análise do primeiro e dos dois primeiros dígitos dos gastos com a pandemia de COVID-19 nos anos de 2020 a 2022 obtidos do Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná. Estatisticamente, utilizou-se dos testes de Qui-quadrado de Pearson, Teste do Arco Mantissa e Desvio Absoluto Médio. No que se refere aos resultados, indica-se que os dados de execução orçamentária de despesas com a pandemia de COVID-19 não seguem a distribuição esperada com as probabilidades dos dígitos formuladas pela Lei de Newcomb-Benford, o que sugere maiores investigações voltadas para a confirmação da regularidade dessas despesas.

Biografia do Autor

Vitória Eduarda Bello, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE), da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2021). Possui graduação em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu (2017 - 2021 - calendário 2020). Bolsista de monitoria das Disciplinas Transversais - UFPR (2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2018). Foi bolsista de iniciação científica em projeto de pesquisa da Itaipu Binacional (CEASB - PTI) na área de controle estatístico da qualidade aplicado em séries temporais de dados de monitoramento de barragem (2019 - 2021).

Anselmo Chaves Neto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1974), Especialização em Processamento de Dados pela Faculdade de Administração e Economia - FAE CURITIBA (1982), Mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), na área de concentração em Sistemas Estocásticos e Estatística. Atualmente é Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Paraná, lotado no Departamento de Estatística e atua como professor permanente no PPGMNE - Programa de Pós-graduação em Métodos Numéricos em Engenharia e, como professor colaborador, nos programas de pós-graduação em Engenharia Florestal, em Ciências Geodésicas e em Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Séries Temporais, Engenharia da Qualidade e Reconhecimento de Padrões. Trabalha e pesquisa, principalmente, nos seguintes temas: Métodos Estatísticos Multivariados, Previsão de Séries temporais, Engenharia da Qualidade, Métodos Computacionalmente Intensivos (Bootstrap e Jacknife), Reconhecimento de Padrões e mais recentemente em Confiabilidade de Produtos e Confiabilidade Estrutural. Também tem pesquisado estatística educacional (avaliação de itens: Clássica e TRI).

Downloads

Publicado

2023-07-11