IMPACTOS DOS POLUENTES RESULTANTES DAS QUEIMADAS NA SAÚDE HUMANA

IMPACTS OF POLLUTANTS RESULTING FROM BURNS ON HUMAN HEALTH

Autores

  • Thays Fernandes Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Alice Rocha de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/Campus Palmas
  • João Augusto Pontenciano Landi de Lima e Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Marcelo Mendes Pedroza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO https://orcid.org/0000-0001-8886-0053

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento sobre os impactos dos poluentes resultantes das queimadas na saúde no Brasil, dando ênfase nas regiões mais afetadas, como é o caso da região Norte do país. Buscou-se discutir a prática das queimadas e seus reflexos na qualidade do ar; os impactos dos poluentes na saúde humana e as principais doenças decorrentes dos poluentes resultantes das queimadas e ainda as medidas de redução das queimadas amparadas pela legislação ambiental brasileira. A metodologia utilizada teve como base uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, pelo levantamento teórico da legislação ambiental brasileira, de livros e artigos publicados nas bases de dados do DATASUS publicadas pelo Ministério da Saúde, na plataforma do INPE e outros sites governamentais, visando alcançar respostas para os objetivos propostos. A revisão mostrou os efeitos negativos para a saúde resultantes da exposição aos poluentes provenientes das queimadas, que provocam ou agravam as doenças não transmissíveis cardiovasculares e respiratórias, aumenta a taxa de internações de crianças menores de 5 anos, além de comprometer a saúde de idosos e pessoas suscetíveis ao surgimento dessas doenças e aumenta a taxa de mortalidade prematura em pessoas com idade entre 30 e 69 anos. Vê-se portanto, a necessidade de implementar medidas mais eficazes para redução das queimadas e seus efeitos na saúde humana.

Biografia do Autor

Thays Fernandes Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Graduada em Engenheira Ambiental, Pós-graduada em Tecnologia Ambiental.

Alice Rocha de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/Campus Palmas

Graduada em Engenharia Ambiental, Doutora em Engenharia Civil, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas.

João Augusto Pontenciano Landi de Lima e Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Graduado em Biologia, Mestre em Ciências do Ambiente, Professor do Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas.

Marcelo Mendes Pedroza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Graduado em Química Industrial, Doutor em Engenharia Química, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas.

Downloads

Publicado

2023-07-11