CÍRCULOS DE CONTROLE DA QUALIDADE E CAIXA DE SUGESTÕES: TÉCNICAS SIMILARES?
Abstract
Esse artigo tem por objetivo apresentar uma comparação entre os Círculos de Controle da Qualidade e as Caixas de Sugestões. Comparando os objetivos e o propósito de implantação desses programas participativos, relatando alguns casos de sucesso em que essas técnicas contribuíram para o desenvolvimento e competitividade empresarial. Em relação ao tema tratado, esta pesquisa foi de natureza qualitativa, foram realizadas pesquisas na literatura e em eventos científicos, em sites e documentos normativos. O Círculo de Controle de Qualidade e a Caixa de Sugestões foram adotadas como técnicas gerenciais no fim dos anos de 1970 como programas participativos, tendo como objetivo, o envolvimento dos funcionários no processo produtivo e a melhoria nos canais de comunicação entre os funcionários e a gerência para que de alguma forma, fosse possível melhorar o ambiente de trabalho, e principalmente difundir o conceito de Qualidade.
Palavras-chave: Círculos de Controle da Qualidade, Caixas de Sugestões.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.