A UTILIZAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM ÉPOCAS DE CRISE

Abstract

O marketing de relacionamento está sendo muito usado pelas empresas para manter os clientes mais próximos. Este relacionamento amigável contribui para que as mesmas obtenham sucesso em relação a suas vendas, atingindo um número maior de pessoas. Com essa troca de informação estas estarão inovando seus produtos e sendo mais eficientes na prestação de serviços, sempre atendendo e satisfazendo o desejo do cliente, estabelecendo uma relação de confiança, ciente que o produto ou serviço prestado possui um padrão de qualidade para oferecer aos seus consumidores. O objetivo deste artigo é colocar o marketing de relacionamento como foco principal para a conquista de clientes e o mesmo foi desenvolvido através de pesquisa, sendo esta classifiada como básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica. Com o marketing de relacionamento as empresas passam a ser mais ágeis e prestam serviços individuais para seus clientes, mostrando que está sempre preocupada com a sua pessoa. Em meio tanta concorrência as empresas vem aumentando seus investimentos em novas tecnologias e o marketing de relacionamento vem dando resultados e facilitando a comunicação entre empresa e cliente o qual está cada vez mais exigente em relação aos produtos ou serviços ofertados e as empresas estão fazendo o possível para garantir a fidelização dos mesmos, mas só isso não basta porque o mercado está em constantes mudanças em época de crise essas oscilações são maiores. Porque aquelas que não tiverem uma boa estratégia de marketing de relacionamento, vão encontrar dificuldade de se manter em um mercado competitivo e dinâmico.

Published

2010-07-30

Issue

Section

Artigos