IMPACTOS NA CAPACIDADE AÉREA ATRAVÉS DA RECATEGORIZAÇÃO DA ESTEIRA DE TURBULÊNCIA DAS AERONAVES
Abstract
A indústria do transporte aéreo tem se caracterizado pelo constante aumento da demanda no lado aéreo. Devido à dificuldade para a ampliação física dos aeroportos e construção de novas pistas de decolagem, várias soluções vêm sendo analisadas pelos especialistas para aumentar a capacidade de operação. Dentre as soluções, a redução da separação horizontal das aeronaves e implementação da recategorização da esteira de turbulência (RECAT) é tida como a melhor a ser implementada a curto prazo. O objetivo deste artigo é através da revisão da literatura existente investigar e analisar as características conceituais e operacionais da esteira de turbulência e os impactos que uma recategorização das aeronaves trará a capacidade aérea nos aeroportos e no fluxo de aeronaves ao propor uma diminuição da separação entre aviões e consequente aumento da quantidade total de movimentos por hora. Os resultados mostram que onde foi implantado, o RECAT trouxe um aumento de até 20% na capacidade do lado aéreo. A implantação do RECAT é importante para os avanços previstos nos programas de modernização da navegação aérea e seu entendimento é necessário para o planejador aeroportuário e profissional de logística.
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