TRANSPORTE CICLOVIÁRIO EM CIDADES PEQUENAS: O CASO DE MARIALVA-PR
Abstract
As bicicletas podem ser veículos alternativos para sustentabilidade urbana em termos de transportes. Neste aspecto, algumas questões podem ser colocadas: a bicicleta é utilizada como meio de transporte hoje? Se este meio está em uso, tal utilização está adequada aos padrões de segurança, normas e leis de trânsito, engenharia etc? Esse meio de transporte é viável em cidades pequenas? Qual a infraestrutura existente oferecida pelo Estado no sentido de viabilizar/incentivar o uso do transporte cicloviário? Se houvesse infraestrutura ao uso da bicicleta nos deslocamentos urbanos isso seria um fator positivo de incentivo ao uso? Assim, este artigo discute estas questões, tendo por objetivo o estudo do transporte cicloviário na cidade de Marilava, no estado do Paraná. Tal assunto será tratado na seguinte sequência: na introdução serão feitas considerações sobre a importância do tema Transporte Alternativo (neste caso, o cicloviário), em relação às necessidades da sociedade atual (saúde, economia de recursos fósseis, integração com paisagem urbana, entre outros assuntos), será exposto um panorama do sistema de transporte cicloviário, delineando primeiramente uma visão dos países do exterior (citando casos de sucesso em pequenas cidades e países onde a bicicleta é largamente utilizada), depois no Brasil, chegando ao Sul do país e finalmente nas pequenas cidades. Após a apresentação do método de pesquisa, tem-se o estudo de caso com o levantamento de dados e os resultados, que apontaram ser a cidade ciclável com o estabelecimento de melhorias e adequação desse sistema de transporte dentro do meio urbano.Downloads
Published
2013-04-27
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Artigos
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