A DECLIVIDADE FRENTE À IMPLANTAÇÃO DE ROTAS CICLÁVEIS NA CIDADE DE PONTA GROSSA
Abstract
Este artigo confronta a implantação de rotas cicláveis na cidade de Ponta Grossa com as características topográficas de relevo da região. Diante do crescente aumento da frota de automóveis na cidade – acompanhando o ritmo observado em todo o país – o transporte por bicicletas se apresenta como uma excelente alternativa para a efetivação da mobilidade sustentável. Mas alguns fatores, dentre eles a falta de infraestrutura adequada e a exposição às intempéries, desestimulam os potenciais usuários da bicicleta a se tornarem ciclistas ativos. A inclinação das ruas também é costumeiramente citada por grande parte dos habitantes como um fator inibidor do transporte por bicicletas; porém, analisando os resultados de uma pesquisada realizada entre uma parcela de industriários de Ponta Grossa, vê-se que esse não é o motivo que realmente os desestimula a utilizar a bicicleta. Além disso, Ponta Grossa possui uma das maiores malhas ferroviárias do sul do Brasil o que exige, nos trajetos das ferrovias, pequenas inclinações longitudinais, comprovando que é possível estabelecer rotas de baixa declividade pela cidade. Assim, a soma de diversos fatores contribui para debilitar a justificativa de não se implantar rotas cicloviárias na cidade de Ponta Grossa devido à topografia que esta apresenta.Downloads
Published
2013-10-26
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Artigos
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