INTERFACES ENTRE MINERAÇÃO DE TEXTOS E AS MÍDIAS SOCIAIS: EVIDÊNCIAS DE UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
evidências de uma análise bibliométrica
Abstract
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica abordando a aplicação de técnicas de mineração de textos em mídias sociais, sendo esta baseada em uma busca realizada na Base Scopus, tendo como palavra-chave de pesquisa “text mining AND social media”. O processo analítico teve como base o modelo proposto por Costa (2010), baseado na seleção de um conjunto de referências bibliográfica para servir como apoio o estudo. Os resultados prévios obtiveram 218 registros, sendo estes refinados para apenas publicações em periódicos. Ao final da análise completa dos artigos selecionados, foram considerados 10 trabalhos para compor o núcleo de partida para a pesquisa. Esta análise demonstrou e comprovou as aplicações efetivas e satisfatórias da utilização crescente da mineração de texto relacionadas ao tema mídia social, oportunizando uma discussão positiva da utilização da técnica de mineração de texto na avaliação dos clientes sobre determinados produtos nas comunidades on-line, relação cliente-mercado como influência para novos consumidores e novas vendas, melhoria em mecanismos de buscas de produtos de sites e detecção de relevância de eventos em redes sociais, além de serem utilizadas para pesquisas de intenção de votos em eleições por meio de opiniões on-line e na área da saúde.
Deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6028
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica abordando a aplicação de técnicas de mineração de textos em mídias sociais, sendo esta baseada em uma busca realizada na Base Scopus, tendo como palavra-chave de pesquisa “text mining AND social media”. O processo analítico teve como base o modelo proposto por Costa (2010), baseado na seleção de um conjunto de referências bibliográfica para servir como apoio o estudo. Os resultados prévios obtiveram 218 registros, sendo estes refinados para apenas publicações em periódicos. Ao final da análise completa dos artigos selecionados, foram considerados 10 trabalhos para compor o núcleo de partida para a pesquisa. Esta análise demonstrou e comprovou as aplicações efetivas e satisfatórias da utilização crescente da mineração de texto relacionadas ao tema mídia social, oportunizando uma discussão positiva da utilização da técnica de mineração de texto na avaliação dos clientes sobre determinados produtos nas comunidades on-line, relação cliente-mercado como influência para novos consumidores e novas vendas, melhoria em mecanismos de buscas de produtos de sites e detecção de relevância de eventos em redes sociais, além de serem utilizadas para pesquisas de intenção de votos em eleições por meio de opiniões on-line e na área da saúde.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.