O SOL NASCE PARA TODOS: SUSTENTABILIDADE MEDIANTE TELHAS FOTOVOLTAICAS DE CONCRETO

Authors

Abstract

Com o avanço da tecnologia e crescente busca pelo uso de energias renováveis, emerge maior demanda por novas formas alternativas de geração de energia, com uso eficiente e economicamente viáveis para o consumidor. Nessa direção, pensar na captação da energia solar para transformá-la em energia elétrica se faz diligente, Desta forma, este estudo objetivou investigar a viabilidade técnica e econômica da utilização de telhas fotovoltaicas de concreto como fonte alternativa de energia elétrica eficiente e limpa no âmbito residencial, em comparação ao método tradicional, por meio de placas solares. Foi realizada uma pesquisa exploratória, dividida em cinco fases, mediante um estudo de caso, em uma residência na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os resultados revelaram vantagens da implementação do sistema com telhas fotovoltaicas de concreto sobre o modelo convencional, destacando-se a viabilidade de instalação, manutenção do design arquitetônico, facilidade de montagem e, principalmente,  menor custo, com possibilidade de payback de quatro anos.

Author Biography

Wagner Marques, UCAM

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Mestre em Educação também pelo PPGEduc/UFRRJ (2013). Possui Especialização em Ciências Pedagógicas pela Faculdade Béthencourt da Silva (2003) e Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (2002). Graduado em Formação Pedagógica, com habilitação em Matemática, pelo Centro Universitário Augusto Motta (2001) e em Engenharia Mecânica, Habilitação Industrial, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1991). Membro da Diretoria do Boletim do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM). Revisor do Boletim GEPEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias em Engenharias e Educação Matemática (GEPETEEM).  Atua com articulação entre a formação em engenharia e a Educação Matemática, mediada pelo auxílio de tecnologias, inclusive as digitais, com elementos do cotidiano, investigando práticas de multinumeramento. Coordenador do GT-6 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Atualmente é professor da Universidade Cândido Mendes (UCAM). 

Published

2022-03-02

Issue

Section

Artigos