CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE UM SOLO DO MUNICÍPIO DE OURÉM PARÁ: UTILIZAÇÃO COMO CAMADA DE BASE EM RODOVIAS
Resumo
O Brasil possui grande área territorial e vasta movimentação rodoviária. Sua maior fonte de transporte é baseada na sua extensa malha rodoviária, algo em torno de 1.720.700,3 km. Segundo a Confederação Nacional do Transporte CNT (2019), para que essa malha suporte o efetivo rodoviário, é necessário que ao conceber-se uma rodovia haja o uso de matéria prima de boa qualidade e projetos bem elaborados, o que vai conferir tal qualidade são os ensaios de caracterização geotécnica. Neste contexto, no trabalho são apresentados ensaios básicos de caracterização geotécnica para avaliar as propriedades de uma amostra de solo in natura. Os resultados obtidos apresentaram propriedades geotécnicas satisfatória segundo as normas técnicas vigentes no país, sendo possível o uso deste solo como camada de base em rodovias de acordo com o imposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT.
Palavras-Chave: Rodovias, Caracterização Geotécnica, Camada de Base.
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