AMBIENTE DE DATA MART PARA A TOMADA DE DECISÃO DE FINANCIAMENTOS DE PROJETOS DE PESQUISA
Abstract
Este artigo aborda a problemática da tomada de decisão no financiamento de projetos de pesquisa, considerando a complexidade e a importância desse processo para instituições acadêmicas e órgãos de fomento. O objetivo foi desenvolver um data mart para analisar e interpretar os dados relacionados ao financiamento de pesquisas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, visando fornecer informações para auxílio na alocação eficiente de recursos e na identificação de tendências ao longo do tempo. Por meio da implementação do data mart e da análise dos dados, foi possível identificar padrões e tendências, destacando a preferência por orgãos de formento oficiais e evidenciando redução gradual dos recursos ao longo do tempo. A análise dos dados dos docentes revelou uma variação na distribuição de recursos, sugerindo uma dinâmica na concessão de recursos. Com base nesses resultados, foi possível concluir que a abordagem baseada em dados, apoiada pelo desenvolvimento de data mart, proporciona uma compreensão dos dados e auxilia na tomada de decisões estratégicas relacionadas ao financiamento de pesquisas, e contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos disponíveis.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.