ESCOLA DE ENGENHARIA DA FURG: AVALIAÇÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2009 E 2022

Authors

Abstract

A Unidade Acadêmica Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG - foi criada em 2008 e este trabalho apresenta uma análise do ensino de graduação da unidade desde então, com dados obtidos no sistema acadêmico da instituição, acessado via perfil docente. No período avaliado foram criados na unidade três novos cursos de gradução, além de ter sido aumentado o número de vagas ofertadas nos quatro cursos pré-existentes. Estes acréscimos de vagas causaram um aumento no número de matriculados na unidade, o qual atingiu seu pico em 2016. Deste então, o número de matriculados vem diminuindo gradativamente e, atualmente, este número é compatível ao ano de 2011 e comportamento semelhante foi observado para toda a Universidade. Os resultados mostram que a evasão vem crescendo nos últimos anos, tanto na EE quanto na FURG, embora o número de formados na EE esteja estável. A maior taxa de conclusão de curso aconteceu para ingressantes via vestibular e as menores acontecem para ingresso via edital de vagas remanescentes e pelo Programa de Ações Afirmativas da FURG. Dentre as formas de ingresso pelo Exame Nacional do Ensino Médio, aquela com maior percentual de conclusão do curso é a de candidatos que, independentemente da renda tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras, seguida pela modalidade de ampla concorrência.

Published

2024-11-22