AUMENTANDO A SEGURANÇA DO GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS DO MOODLE USANDO BANCOS DE DADOS DE TERCEIROS
Abstract
Este artigo apresenta uma solução automatizada para o gerenciamento de usuários e disciplinas no ambiente Moodle da Universidade de Brasília (UnB), visando aumentar a segurança e a eficiência no processamento de dados acadêmicos. A proposta envolve o desenvolvimento do PRP01 (Palton’s Robot in Python), um robô programado em Python que integra o Moodle com os sistemas institucionais SIGAA e SIGER por meio de web scraping e autenticação segura.
O objetivo é automatizar a criação e atualização de disciplinas e usuários, reduzindo falhas humanas, retrabalho e vulnerabilidades, como inserção de scripts maliciosos. O PRP01 valida solicitações com base em dados oficiais e rejeita pedidos inconsistentes, garantindo a integridade das informações.
Após um ano de uso, os resultados indicam ganhos expressivos em tempo de processamento, com redução de dias para minutos em tarefas que antes eram realizadas manualmente. A automação também contribuiu para maior padronização, rastreabilidade e satisfação dos docentes. Uma pesquisa aplicada revelou que 95% dos professores estão satisfeitos com o novo processo. Além disso, o sistema gera relatórios automáticos, facilitando a auditoria e o acompanhamento por analistas.
Conclui-se que a integração automatizada com uso de robôs e autenticação segura é uma solução eficaz e alinhada às diretrizes de governança digital no ensino superior, promovendo confiabilidade, escalabilidade e segurança na gestão de ambientes virtuais de aprendizagem.
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