SENSIBILIDADE DOS PAVIMENTOS FLEXÍVEIS ÀS VARIAÇÕES DOS MÓDULOS DE ELASTICIDADE
Resumen
Devido às limitações dos métodos empíricos para o dimensionamento de pavimentos, tem-se observado a tendência de substituição destes por métodos empírico-mecanísticos, que proporcionam análises mais fidedignas e representativas da situação vivida em campo. Nessa pesquisa foi conduzida uma análise de sensibilidade dos pavimentos flexíveis, levando em consideração a variação dos módulos de elasticidade (E) das camadas. O objetivo foi investigar o efeito que tais variações provocam nas respostas estruturais e o conseqüente desempenho dos pavimentos. Para tanto, as deformações relativas às principais formas de deterioração dos pavimentos (trincas por fadiga e afundamento nas trilhas de rodas) foram calculadas a partir do uso do programa computacional ELSYM. Foram utilizados os espectros de carga por eixo desenvolvidos por Fontenele (2011). Os fatores de equivalência de carga (FEC), os fatores de veículos (FV) e o número equivalente de solicitações do eixo padrão (N) foram calculados e comparados de acordo com as variações propostas considerando as deformações obtidas. A partir dos resultados concluiu-se que os pavimentos flexíveis considerados neste experimento apresentam sensibilidade à variação do módulo de elasticidade das camadas. O surgimento das trincas por fadiga está mais relacionado à variação do E da base, enquanto que os afundamentos nas trilhas de rodas estão mais relacionados à variação do parâmetro na camada de sub-base e no subleito.
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