ANÁLISE DE REDE EM AMBIENTE DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA TOMADA DE DECISÃO EM LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS
Resumen
No Brasil, centenas de milhões de pneus velhos têm sido descartados em aterros, terrenos baldios, estradas, rios e lagos e, a cada ano, dezenas de milhões de pneus novos são fabricados no país. Por ocuparem grande espaço, apresentarem baixa compressibilidade, favorecerem a proliferação de insetos e roedores e possuírem degradação lenta, a disposição final dos pneus é um problema de difícil solução. Segundo a legislação brasileira, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus são obrigados a implementar um sistema de logística reversa, mediante retorno dos produtos após seu uso pelo consumidor. Os pneus descartados podem ser reformados ou reutilizados para diversos fins, como na geração de energia, obras de contenções, pavimento asfáltico, entre outros. No presente estudo foi criado um cenário para simular os 22 possíveis destinos para os pneus usados e implementado um modelo de dados espacial baseado em logística de rede com a finalidade de espacializar os fluxos possíveis da logística reversa dos pneus. Foram criados quatro critérios para decisão da melhor alternativa, sendo estes a qualidade, o custo, a operação e a facilidade de acesso. Como parâmetros definidores para esses critérios, foram atribuídos valores numéricos ou impedâncias, de modo a tornar as simulações mais próximas da realidade. Os resultados do uso da rede implementada mostraram os caminhos mais eficientes que devem ser tomados levando em consideração cada critério. Estes resultados demonstraram boas possibilidades para a utilização desta ferramenta no auxílio à tomada de decisão de destinação do material na logística reversa de pneus.
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