PREVISÃO DE VENDAS DE MOTOCICLETAS APLICANDO MODELOS SARIMA, SUAVIZAÇÃO EXPONENCIAL E COMBINAÇÃO DE PREVISÕES
Resumen
Observa-se que não só no Brasil, mas também em outros países, há um crescente índice de motorização de veículos, especialmente a motocicleta. Esta vem representando um modo de transporte mais econômico, tanto no momento da compra quanto na sua manutenção diária. Analisar o mercado de vendas de motocicletas é essencial, pois o aumento deste modal de transporte pode estar associado a constantes e graves problemas de trânsito, tanto nas pequenas e medias cidades, bem como nos grandes centros urbanos. Sob esta ótica, o objetivo deste artigo é analisar modelos de previsão de vendas de curto prazo, baseados na metodologia Box e Jenkins, suavização exponencial e a combinação destes a partir do método da variância mínima. Os dados referem-se a quantidade de motocicletas de 101 a 150 cilindradas comercializadas no Brasil no período de janeiro de 2006 a julho de 2013. Os resultados parciais mostram um mercado com comportamento sazonal.
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