ACESSIBILIDADE DOS EMPREENDIMENTOS DO PMCMV AO TRANSPORTE PÚBLICO NO RIO DE JANEIRO
Resumen
A necessidade do transporte público surge das distâncias a serem percorridas pelos habitantes para alcançarem as oportunidades oferecidas dentro do tecido urbano. Quanto mais distantes as habitações se localizam em relação às redes de transporte, mais difícil se torna o acesso às oportunidades urbanas. Com os eventos esportivos mundiais sediados na cidade entre os anos de 2014 e 2016, o Rio de Janeiro recebeu grandes investimentos na área de transportes de média e alta capacidade, e simultaneamente incentivos públicos para habitação de interesse social, particularmente no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). A implantação desses projetos em áreas muitas vezes afastadas do centro urbanizado impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Este trabalho avalia a acessibilidade dos empreendimentos do PMCMV na cidade do Rio de Janeiro, considerando-se a distância às estações de transporte de média e alta capacidade. O objetivo desta análise é identificar qual percentual destes projetos oferece condições facilitadas de acesso a essas estações. Foram utilizadas informações georreferenciadas através de software de Sistema de Informação Geográfica (SIG), considerando raios de área de abrangência. Por fim, evidenciou-se que apenas pouco mais de um terço (35,1%) dos projetos oferece acesso facilitado às estações de transporte consideradas.Citas
BARANDIER JUNIOR, José Renato da Gama. Acessibilidade da População Alvo do Programa Habitacional para Baixa Renda na Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012. 199 p. Dissertação (mestrado) – UFRJ/ COPPE/ Programa de Engenharia de Transportes.BRTRIO. Disponível em: <http://www.brtrio.com>. Acessado em: 11 abril de 2017.
MERCÊS, S. do S. S. das. e SILVA, R. S. da. Habitação e Transporte Coletivo: Não Integração de Políticas Públicas Reforçando Desigualdades Sociais. XVI ENAPUR, Belo Horizonte, 2015.
SMU – SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Evolução da Ocupação e Uso do Solo 2014 – 2015 – 2016. Rio de Janeiro, 2016. 388p. Disponível em <http://www.rio.rj.gov.br/web/smu/informacoes-urbanisticas>. Acessado em 01 de abril de 2017.
LINKE, C. et al. Inserção Urbana de Habitação de Interesse Social: Um Olhar sobre Mobilidade Cotidiana e Uso do Solo. Rio de Janeiro, RJ: IPEA, 2016.
NISIDA, Vitor Coelho; VANNUCHI, Luanda Villas Boas; ROSSI, Luis Guilherme Alves; BORRELLI, Júlia Ferreira de Sá; LOPES, Ana Paula de Oliveira. A inserção urbana dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida na escala local: uma análise do entorno de sete conjuntos habitacionais. XVI ENAPUR, Belo Horizonte, 2015.
SIURB, Sistema Municipal de Informações Urbanas. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/>. Acessado em 01 de abril de 2017.
ITDP, Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento. Infográfico PTN Rio Metropolitano. 28 de julho de 2016. Disponível em <http://itdpbrasil.org.br/infografico-pnt-rio-metropolitano/>. Acessado em 25 de setembro de 2016.
REIS, Antônio Tarcísio da Luz; LAY, Maria Cristina. O projeto da habitação de interesse social e a sustentabilidade social. Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 99-119, jul.;set. 2010.
IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Infraestrutura social e urbana no Brasil : subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. – Brasília. Ipea, 2010. v. 2 (912 p.):
BALBIM, Renato; KRAUSE, Cleandro; LIMA NETO, Vicente Correia. Para além do Minha Casa Minha Vida: Uma política de habitação de interesse social. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.- Brasília : Rio de Janeiro: Ipea, 1990.
SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS – SMO, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Contrato de Concessão nº 001/2012. Anexo VI, p. 4, 2012. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/ dlstatic/10112/4290214/4105682/06.AnexoVIDescricaoeMapadaAreadePlanejamento5.pdf>. Acessado em: 09 de abril de 2017.
ROLNIK, Raquel; KLINK, Jeroen. Crescimento econômico e desenvolvimento urbano: por que nossas cidades continuam tão precárias? Novos estudos – CEBRAP, São Paulo, nº89, mar. 2011.
MAIA, Samantha. Os Desafios da Cidade. Revista Carta Capital, jan. 2014. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/revista/777/os-desafios-das-cidades-4410.html>. Acessado em: 21 de abril de 2017.
GOVERNO DO RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/setrans>. Acessado em: 11 abril de 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.