AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO COMO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVA CAR

Autores/as

  • João Fernandes Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Alana Deduck Cicilinski UEPG
  • Maria Magdalena Ribas Döll UEPG

Resumen

Neste trabalho avaliou-se a eficiência da ação do agente coagulante cloreto de polialumínio (PAC) no processo de coagulação/floculação e decantação no tratamento de efluentes de um estabelecimento de lavagem de carros (lava car). Foram avaliados parâmetros como sólidos totais (SDT), voláteis (STV) e fixos (STF); potencial hidrogeniônico (pH); condutividade elétrica (CE); cor, turbidez, demanda química de oxigênio (DQO) e determinação da concentração de sulfato. O processo de tratamento empregado demonstrou ser muito efetivo no tratamento de águas residuárias perante aos parâmetros cor e turbidez; removendo 97,50% de cor e 99,33% de turbidez em um tempo de sedimentação de 120 min.

Biografía del autor/a

João Fernandes Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheiro Civil Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrando em Engenharia Sanitária e Ambiental também pela UEPG, com especialização em Gerenciamentos de Projetos em Engenharia. Possui Grande conhecimentos em desenvolvimento de projetos através da plataforma BIM.
Em 2017 obteve o título de Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UTFPR - Campus PG.

Atualmente é aluno de mestrado no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental - UEPG.

Citas

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standard Methods For The Examination of Water and Wastewater. 22 ed. Washington: APHA, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.914 de 12 de Dezembro de 2011. Procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 357 de 17 de março de 2005. Classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento dos corpos de água superficiais, bem como as condições e padrões de lançamento de efluentes.

CARDOSO, K.C. Estudo do processo de coagulação/floculação por meio da Moringa oleifera para obtenção de água potável. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, PR, 2007.

CONSTANTINO, A.F.; YAMAMURA, V.D. Redução do gasto operacional em estação de tratamento de água utilizando o PAC. In: Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, 2009, Maringá.

DI BERNARDO, L.; DI BERNARDO, A.; CENTURIONE FILHO, P.L. Ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados em estações de tratamento de água. São Carlos: RiMa, 2002. 237 p.

SANTOS,F.S.; OLIVERA,S.M.; VENEU,D.M.; CAMMAROTA,M.C.; YOKOYAMA,L. Avaliação da eficiência do processo de coagulação/floculação aplicado ao tratamento primário de efluente da indústria petroquímica. Engevista, v.16, p.404-413, 2014.

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Belo Horizonte: DESA, 2000. 243 p.

Publicado

2019-08-30

Número

Sección

Artigos