DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DO SOLO LATERÍTICO DE CASCAVEL/PR POR MEIO DO CONE DE PENETRAÇÃO DINÂMICA (CPD)

Autores/as

  • Maycon André de Almeida Centro Universitário Assis Gurgacz http://orcid.org/0000-0002-4731-0896
  • Rodrigo Beliz de Freitas Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Vanessa Wiebbelling Centro Universitário Assis Gurgacz

Resumen

A previsão do comportamento de uma fundação é totalmente dependente do reconhecimento dos parâmetros do solo, que são em geral determinados através de ensaios de laboratório. O Cone de Penetração Dinâmica (CPD) é um equipamento versátil e de simples utilização, que permite determinar o índice de penetração de um cone através da queda de um martelo sobre um jogo de hastes, podendo ser utilizado para estimar parâmetros do solo, como o Índice Suporte Califórnia (I.S.C). Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi realizar um poço de inspeção no Campo Experimental de Engenharia do Centro Univesitário Assis Gurgacz em Cascavel/PR e determinar, ao longo da profundidade, parâmetros do solo através de ensaios de campo e laboratório, correlacionando os mesmos com resultados de ensaios de penetração realizados com o equipamento de cone. Verificou-se que o CPD se apresentou como uma boa ferramenta para estimativa de indices físicos e parâmetros de resistência do solo, como ângulo de atrito e intercepto de coesão, sendo possivel estabelecer equações com alto coeficiente de determinação e baixos p-valores, considerando regressões lineares simples ou duplas.

Biografía del autor/a

Maycon André de Almeida, Centro Universitário Assis Gurgacz

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atualmente é professor de Fundações e Mecânica dos Solos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Assis Gurgacz em Cascavel, além de coordenador de projetos de pesquisa na instituilção. Tem experiência na execução de obras industriais, comerciais e residenciais de médio e grande porte, além de atuar como engenheiro geotecnico através da Solitec Fundações, da qual é sócio-proprietário, desenvolvendo projetos de fundações e pesquisas na área de geotecnia.

Vanessa Wiebbelling, Centro Universitário Assis Gurgacz

Engenheira civil, formada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, especializada em Docência no Ensino Superior pela mesma IES. Experiente na elaboração e detalhamento de projetos de estruturas metálicas, projetos de fundação, projetos arquitetônicos e complementares, orçamentos, gerenciamento de obras de grande porte, elaboração de maquetes eletrônicas e imageamento virtual (renderização).

Citas

______. NBR 6484. Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio. Rio de Janeiro. 2001.

______. NBR 7181. Análise Granulométrica. Rio de Janeiro. 2016.

______. ASTM D-6951:StandardTest Method for Use of the Dynamic Cone Penetrometerin Shallow Pavement Applications. West Conshohocken, PA, USA, 7p. 2009 (Reapproved 2015).

ALMEIDA, M. A. & OLIVEIRA, R. M. M. Estimativa do Ângulo de Atrito e Coesão Através de Índices de Resistência Obtidos pela Sondagem Spt em Solo Laterítico e Colapsível Característico da Cidade de Cascavel no Estado do Paraná. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG). Salvador/BA. 2018.

ALVES, A. B.C. Avaliação da Capacidade de Suporte e Controle Tecnológico de Execução da Camada Final de Terraplenagem utilizando o Penetrômetro Dinâmico de Cone. 171f. Dissertação (Mestrado) –Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil,Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

BERTI, C. & PAIVA, C. E. L. Correlações entre índices de penetração DCP e CBR disponíveis na literatura. V Jornadas Luso-brasileiras de pavimentos: políticas e tecnologias. Trabalho v-031, Recife (PE), julho. 2006.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA. Levantamento de reconhecimento dos solos do estado do Paraná. Londrina, 1984.

FERREIRA, J. C. & PATINO, C. M. O que realmente significa o valor-p?. Educação Continuada: Metodologia Cientifica. Jormal Brasileiro Pneumologia. p. 485. 2015.

FOLQUE, J. B. Investigação em Mecânica dos solos. 1986.

MELFI, A. J. Lateritas e Processos de Laterização (Aula Inaugural de 655 1994). São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos. USP. 1997.

PINTO, C. S. (2006). Curso básico de mecânica dos solos. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos. 2006.

ZEN, B. A. B. & ALMEIDA, M. A. Implantação e Caracterização Geotécnica do Campo Experimental de Engenharia do Centro Universitário Assis Gurgacz em Cascavel/Pr. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG). Salvador/BA. 2018.

Publicado

2019-09-17

Número

Sección

Artigos