DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DO SOLO LATERÍTICO DE CASCAVEL/PR POR MEIO DO CONE DE PENETRAÇÃO DINÂMICA (CPD)
Resumen
A previsão do comportamento de uma fundação é totalmente dependente do reconhecimento dos parâmetros do solo, que são em geral determinados através de ensaios de laboratório. O Cone de Penetração Dinâmica (CPD) é um equipamento versátil e de simples utilização, que permite determinar o índice de penetração de um cone através da queda de um martelo sobre um jogo de hastes, podendo ser utilizado para estimar parâmetros do solo, como o Índice Suporte Califórnia (I.S.C). Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi realizar um poço de inspeção no Campo Experimental de Engenharia do Centro Univesitário Assis Gurgacz em Cascavel/PR e determinar, ao longo da profundidade, parâmetros do solo através de ensaios de campo e laboratório, correlacionando os mesmos com resultados de ensaios de penetração realizados com o equipamento de cone. Verificou-se que o CPD se apresentou como uma boa ferramenta para estimativa de indices físicos e parâmetros de resistência do solo, como ângulo de atrito e intercepto de coesão, sendo possivel estabelecer equações com alto coeficiente de determinação e baixos p-valores, considerando regressões lineares simples ou duplas.
Citas
______. NBR 6484. Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio. Rio de Janeiro. 2001.
______. NBR 7181. Análise Granulométrica. Rio de Janeiro. 2016.
______. ASTM D-6951:StandardTest Method for Use of the Dynamic Cone Penetrometerin Shallow Pavement Applications. West Conshohocken, PA, USA, 7p. 2009 (Reapproved 2015).
ALMEIDA, M. A. & OLIVEIRA, R. M. M. Estimativa do Ângulo de Atrito e Coesão Através de Índices de Resistência Obtidos pela Sondagem Spt em Solo Laterítico e Colapsível Característico da Cidade de Cascavel no Estado do Paraná. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG). Salvador/BA. 2018.
ALVES, A. B.C. Avaliação da Capacidade de Suporte e Controle Tecnológico de Execução da Camada Final de Terraplenagem utilizando o Penetrômetro Dinâmico de Cone. 171f. Dissertação (Mestrado) –Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil,Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
BERTI, C. & PAIVA, C. E. L. Correlações entre índices de penetração DCP e CBR disponíveis na literatura. V Jornadas Luso-brasileiras de pavimentos: políticas e tecnologias. Trabalho v-031, Recife (PE), julho. 2006.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA. Levantamento de reconhecimento dos solos do estado do Paraná. Londrina, 1984.
FERREIRA, J. C. & PATINO, C. M. O que realmente significa o valor-p?. Educação Continuada: Metodologia Cientifica. Jormal Brasileiro Pneumologia. p. 485. 2015.
FOLQUE, J. B. Investigação em Mecânica dos solos. 1986.
MELFI, A. J. Lateritas e Processos de Laterização (Aula Inaugural de 655 1994). São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos. USP. 1997.
PINTO, C. S. (2006). Curso básico de mecânica dos solos. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos. 2006.
ZEN, B. A. B. & ALMEIDA, M. A. Implantação e Caracterização Geotécnica do Campo Experimental de Engenharia do Centro Universitário Assis Gurgacz em Cascavel/Pr. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG). Salvador/BA. 2018.
Descargas
Archivos adicionales
- Implantação e Caracterização Geotécnica do Campo Experimental de Engenharia do Centro Universitário Assis Gurgacz em Cascavel/Pr. (Português (Brasil))
- Estimativa do Ângulo de Atrito e Coesão Através de Índices de Resistência Obtidos pela Sondagem SPT em Solo Laterítico e Colapsível Característico da Cidade de Cascavel no Estado do Paraná. (Português (Brasil))
Publicado
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.