CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURA DE TERRA-POLIÉSTER ORIUNDO DE EDREDONS USADOS

Autores/as

  • Adriano Antunes Monteiro ESITC Caen https://orcid.org/0000-0003-2864-808X
  • Karoline TEIXEIRA DA SILVA Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú
  • Narcélio DE ARAUJO PEREIRA Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú

Resumen

Uso de materiais e técnicas de construção que mantenham a qualidade de vida e aliado a sustentabilidade na construção e utilização. A construção com terra é uma alternativa de baixo impacto que vem sendo utilizada há centenas de anos. O poliéster é um material facilmente disponível utilizado como isolamento térmico. Assim, o presente trabalho visa estudar o comportamento mecânico de misturas terra-poliéster como material construtivo. A mistura foi preparada com terra (areia e limo) e uma porcentagem de poliéster reutilizado de edredons (à 1,25% e 5%). Os testes mecânicos foram realizados em máquina de compressão SCHENCK. Assim, a mistura terra-poliéster mostrou boas propriedades mecânicas, que são importantes para um bom material de construção. Entretanto, comparando os dois tipos de amostras, a mistura com 5% de poliéster tem os melhores resultados. Assim, pode-se concluir que o uso desses materiais é positivo na construção civil, pois o uso das fibras recicladas não reduz a resistência mecânica quando comparadas com construções em terra tradicionais, além de que, o uso de fibras incorporados em matrizes construtivas contribuem para a capacidade isolante que reduz o consumo de eletricidade com o uso de equipamentos de conforto térmico, logo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Biografía del autor/a

Adriano Antunes Monteiro, ESITC Caen

Bolsista Capes-Brafitec em intercâmbio no quarto ano de Engenharia Civil com especialização em Edifícios e Urbanismo na Escola Superior de Engenheiros do Trabalho e da Construção de Caen, Normandia França. Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária no Instituto Federal (IFCE) campus Maracanaú atualmente no décimo semestre. Graduando em Engenharia Civil no Centro Universitário Farias Brito (FB Uni) campus Aldeota atualmente no nono semestre.

Karoline TEIXEIRA DA SILVA, Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú

Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB). Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora na área de gestão ambiental, recursos hídricos e georreferenciamento.

Narcélio DE ARAUJO PEREIRA, Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1996), Especialização (2004) e Mestrado (2007) em Engenharia de Produção na UFPB; Especialização em Higiene e Segurança no Trabalho (2019). Atualmente é Professor efetivo, com Dedicação Exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, lotado no Campus Maracanaú e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, onde leciona as disciplinas de Higiene e Segurança no Trabalho (HST), Estatística I e II, Noções de Construção Civil, Física I e Física Aplicada. Experiência no ensino superior, incluindo orientações de TCC e no desenvolvimento de Projetos de P & D. Professor e supervisor do PRONATEC em 2012, 2013 e 2014, ministrando as disciplina de Higiene e Segurança no Trabalho (HST), Nivelamento em Matemática e Tratamento secundário de águas residuárias. Formador e tutor de cursos na modalidade à distância (EAD), trabalhando pelo e-tec (técnico em Meio Ambiente) e pala UAB (licenciatura em educação profissional e Tecnológica).

Publicado

2021-12-28

Número

Sección

Artigos