ANÁLISE ESTATÍSTICA DA ‘DÉCADA DE AÇÕES PARA A SEGURANÇA VIÁRIA’ 2011-2020
Resumen
O artigo trata da avaliação dos indicadores de segurança viária na primeira ‘Década de Ações para a Segurança Viária’ (DASV) 2011-2020. Foram analisados 17 países que apresentaram (formalmente) um plano de redução da acidentalidade viária para a World Health Organization (WHO), com o intuito de verificar o desempenho e evidências de redução da acidentalidade viária durante o período da DASV para cada um. Após a seleção dos países a serem investigados, procedeu-se com a coleta sistemática dos principais indicadores: mortes e lesões provocadas por acidentes de trânsito (AT). Os dados coletados passaram por um tratamento prévio no software Microsoft Excel a fim de verificar inconsistências e também para adequar às características do pacote estatístico SPSS (versão 26). Um teste t de Student de medidas repetidas foi realizado para cada indicador e país com o objetivo de comparar o desempenho real com o previsto pela DASV e verificar se e quais países obtiveram mudanças significativas em seus indicadores. Os resultados indicaram que apenas a Grécia conseguiu reduzir de forma estatisticamente significativa o número de mortes (t(9) = -4,03, p < 0,01, IC 95% [-148; -42]) com um tamanho de efeito grande (d de Cohen = 1,27). No indicador de lesões, dois países conseguiram obter resultados estatisticamente significativos: Egito (t(8) = -6,55, p < 0,01, d de Cohen = 2,18, IC 95% [-9609; -4603]) e México (t(7) = -3,08, p = 0,02, d de Cohen = 1,09, IC 95% [-9040; -1194]), ambos com tamanho de efeito grande.
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