INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL:

TIJOLO DE SOLO-CIMENTO COM REAPROVEITAMENTO DE LODO DE ESTACÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Autores/as

Resumen

Esse trabalho visou apresentar uma pesquisa empírica de produção de tijolos ecológicos a partir do uso de lodo de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). O lodo é um resíduo encontrado nos decantadores das estações. Contem impurezas retidas no processo e que provem da água de captação, seu descarte acontece em aterros sanitários ou corpos hídricos, diminuindo o tempo de vida útil dos primeiros e contaminação dos segundos. Assim, esta pesquisa buscou utilizar esse lodo para uma atividade que gere valor, contribuir na sustentabilidade e elaborar um produto com custo baixo para o mercado da construção. Na fabricação foi utilizada uma mistura de lodo e cimento, com diversos traços, para posteriormente testar características físicas do produto gerado. Em todo o processo foram seguidas as normas ABNT NBR 10833:2012 e a NBR 8491:2012 para garantir a qualidade do produto e as especificações do mercado. Os tijolos produzidos com o traço 1 tiveram uma tensão de 0,16 Mpa, com o traço 2 de 1,51 Mpa e com o traço 3 de 3,56 Mpa. Após as análises determinou-se que o traço adequado foi o 2 porque teve valores conforme especifico pelas ABNT e consumo de 4 partes de cimento e 2 de lodo.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Saneamento, Resíduos, Materiais alternativos, Custos.

Biografía del autor/a

Thainara Vitoria de Oliveira Campos , IFSP

Técnica em edificações formada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia de São Paulo - IFSP. 

Eduardo Soares dos Santos , IFSP

Técnico em edificações formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Atualmente é técnico de laboratórios no campus Itapetininga. 

Eduardo José Ozi, IFSP

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980) e graduação em Engenharia de Op. Mecânica Mod. Maqu. Oper. e Ferr. pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (1978). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de construção civil, estradas.

Adriana Marques, IFSP

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília(UnB). Possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP) e graduação em Economia na UNIP. Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo(IFSP) campus SPO, membro do núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas - NEABI. Atua como avaliadora de cursos de ensino superior pelo INEP/MEC e como avaliadora de cursos técnicos. e, é avaliadora do INEP/MEC. Desde 2003 é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. Trabalha e pesquisa na área de instalações hidráulicas, tratamento de água e esgoto para comunidades tradicionais e na área de educação com o viés da mitigação da evasão escolar utilizando ferramentas estatísticas e econométricas. Coordenou o projeto Mulheres Mil no IFSP. Atuou como Assistente de Direção e coordenadora na segunda maior universidade privada do Brasil. Coordenou o curso de edificações. Atuou como coordenadora do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis ? PAVS no treinamento de agentes de saúde da Zona Norte de São Paulo. Possui experiência na área ambiental, mais de quinze anos de docência em graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos de formação continuada. Participou de projetos e treinamento pelas Nações Unidas (UN), Fundação Rockfeller e Fundação Kellog no Japão, México, Inglaterra e Itália. Atualmente desenvolve projetos utilizando ciências de dados na área de construção civil e educação, coordena o projeto de Inovação tecnológica em Nucleação com o tema visão computacional aplicada a construção civil- Edital 777 da PRP-IFSP..

Publicado

2023-02-07