HABILITAÇÕES E COMPETÊNCIAS EM GERENCIAMENTO DE OBRAS - ANÁLISE DOS CURRÍCULOS E PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO NAS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
Abstract
O gerenciamento na construção civil é atribuição de engenheiros e arquitetos, regulamentada pela Lei 5.194, de 1966. O presente estudo foi realizado em dez universidades do Paraná que oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo e que possuiam turmas formadas à epoca da pesquisa. Foram analisadas as disciplinas sobre construção civil e suas ementas dos cursos, na procura de conceitos de gerenciamento. Na revisão da literatura enfatisou-se um teórico sobre os conceitos de gerenciamento, o ensino de Arquitetura e as atribuições que o profissional possui, perante a legislação do país. De cada curso foi entrevistado um egresso formado há mais de cinco anos, caracterizando alguma experiência profissional. As respostas dos entrevistados foram organizadas em Matrizes de Relações de Conteúdos, permitindo uma análise comparativa entre entrevistas e o agrupamento de conceitos semelhantes. Outra matriz submetida aos entrevistados cruzou os conceitos de gereciamento de obras e as atribuições do arquiteto. Como resultado pôde observar que na maioria dos casos os cursos ministram parcialmente os conceitos, e que os arquitetos percebem essa carência de conteúdos, afirmando que as necessidades obrigam ao aprendizado com a própria prática profissional ou na busca por cursos complementares. Uma nova realidade, se apresenta, gerando expectativas para o futuro, pois Resolução no 1010, de 2005, possui o objetivo de regulamentar as atribuições de títulos profissionais, atividades, competências do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema CONFEA/CREA, para efeito de fiscalização do exercício profissional. Em 2010 foi sancionada a Lei 12.378, que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, desvinculando os arquitetos do sistema CONFEA/CREA. Esse novo quadro legal não deve retirar do arquiteto as atribuições de gerenciamento de construções. Ficará, portanto, mantida a indagação instigada por esta pesquisa: os conceitos de gerenciamento da construção ministrados pelas instituições de ensino estarão sendo suficientes para embasar o correto e eficiente exercício profissional?
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