A MINERAÇÃO DE DADOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PERFIL DE INVESTIDORES BASEADA NA INTELIGÊNCIA DE CLIENTES
Abstract
As organizações tem grande preocupação em relação aos seus clientes, exigindo o conhecimento assíduo desses. Porém a partir do conhecimento dos consumidores é possível traçar o perfil dos clientes, onde as organizações identificam as características e comportamentos desses, adequando os seus produtos e serviços de acordo com as perspectivas desses. Para a identificação das características e comportamento dos clientes, a organização pode utilizar a inteligência de clientes que é um dos segmentos da inteligência competitiva que permite a definição do valor do produto ou serviço de acordo com a perspectiva do cliente. Mas para obter conhecimento dos clientes, bem como as características é necessário que as organizações obtenham o máximo de dados desses. Nesse contexto para analisar um grande volume de dados com relação aos clientes de uma organização, torna-se necessário adotar uma ferramenta de tecnologia da informação que extraia conhecimento sobre esses dados. Nesse contexto destaca-se a Mineração de Dados que é uma ferramenta que extrai conhecimento de uma base de dados, contribuindo para o processo de conhecimento dos clientes. Através da mineração de dados centrada no cliente é possível a extração de conhecimento das características e do comportamento dos clientes, auxiliando esse processo. Onde através da inteligência de clientes a organização pode vender os produtos de investimento de acordo com a perspectiva de cada cliente, onde pode ter o perfil definido por meio da aplicação da mineração de dados. Essa pesquisa tem o intuito de reportar através de uma pesquisa bibliográfica os conceitos de Inteligência Competitiva, Mineração de Dados e abordar a relação da mineração de dados com a inteligência de clientes para a identificação do perfil de investidores.
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