PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE ROTULAGEM DE PRODUTOS LÁCTEOS INDUSTRIALIZADOS

Abstract

Resumo: A rotulagem de alimentos é o principal elo entre o consumidor e o produto, além de representar um importante instrumento de educação alimentar. O objetivo do presente estudo foi avaliar o hábito de leitura e entendimento ou percepção das informações contidas em rótulos de produtos lácteos industrializados por consumidores destes alimentos. Entrevistas foram realizadas utilizando-se questionários sobre rotulagem com perguntas objetivas e subjetivas a 529 colaboradores selecionados aleatoriamente. Verificou-se que 71% dos entrevistados avaliam os rótulos de produtos lácteos. Os participantes foram na maioria mulheres com curso superior, de classe econômica media à alta, as informações mais observadas foram a validade (73,2%) e o conteúdo líquido (74,0%). Verificou-se que as mulheres (74,6%) foram mais influenciadas pela rotulagem na escolha do produto no momento da compra. Este estudo apontou que os principais obstáculos à compreensão da rotulagem dos produtos alimentícios foram: o uso de uma linguagem técnica na lista de ingredientes, a falta de conhecimento dos consumidores sobre os constituintes da tabela nutricional e a falta de organização das informações nos rótulos. Por fim, constatou-se que o interesse pela leitura da rotulagem nutricional estava relacionado principalmente a consumidores de dieta calórico-energética, a famílias com crianças, a problemas relacionados à saúde ou à busca de qualidade de vida.

##submission.downloads##

Pubblicato

2014-08-26

Fascicolo

Sezione

Artigos