ESTUDO DO CONFORTO TÉRMICO E CONFECÇÃO DE TELHADOS VERDES A PARTIR DE EMBALAGENS TETRA PAK®

Authors

  • Silvia Paula Sossai Altoé Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alfredo Vinicius Ribeiro Discente Curso de Eng Civil – UTFPR-AP
  • Ana Caroline Pereira da Silva Discente Curso de Eng Civil – UTFPR-AP
  • Camile Toledo Biem Neuber Discente Curso de Eng Civil – UTFPR-AP

Abstract

: A grande preocupação com o meio ambiente, seja sobre as consequências da retirada excessiva de matéria prima até o descarte de resíduos, traz foco a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias para a atenuar esse efeito nocivo. A Indústria Civil pode trazer grande desenvolvimento a sociedade, entretanto, ainda causa massivos e irreversíveis danos a natureza. Este trabalho tem como objetivo o estudo do potencial conforto térmico gerado, pela utilização de telhados verdes confeccionados utilizando as embalagens Tetra Pak®. Para alcançar este objetivo a metodologia compreende desde a higienização das caixas, montagem da manta de impermeabilização com as embalagens, confecção de todas as camadas do telhado verde e a colocação sobre as casas modelo. A análise dos testes se baseia na coleta e comparação de dados de temperatura nas duas casas modelo que terão, a cobertura do telhado verde ou apenas a cobertura comum. As embalagens Tetra Pak® podem ser recicladas, mas devido à complexidade de sua constituição, a separação das partes que a compõe deixa de ser lucrativa, portanto, uma maneira economicamente viável de destinar esse resíduo que não exija tratamentos complexos, seria a utilizando como matéria da manta de impermeabilização da camada do telhado verde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Silvia Paula Sossai Altoé, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Engenharia Civil e Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Engenhaia de Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos. Professora assistente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Resíduos Sólidos- Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

FENSTERSEIFER, P; TASSI, R; CECONI, D. E.; ALLASIA, D.G.; MINETTO, B.; CHAMMA, A. L. S; CELANTE, R.; FENSTERSEIFER, Reaproveitamento de embalagens Tetra Pak como suporte de telhados verdes. Fórum de Internacional de Resíduos Sólidos Disponível em: <http://www.institutoventuri.org.br/ojs/index.php/firs/article/view/155>. Acesso em 11 de outubro de 2018

TETRA PAK. Disponível em: <https://www.tetrapak.com/br/>. Acesso em 11 de outubro de 2018.

REVISTA ÉPOCA. Vida longa para o longa vida – Revista Época. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT26287-16642,00.html>.Acesso em 11 de outubro de 2018.

COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE). Embalagens longa vida. Disponível em: <http://cempre.org.br/artigo-publicacao/fichatecnica/id/9/embalagens-longa-vida> Acesso em 11 de outubro de 2018.

TASSI, R.; TASSINARI, L. C. da S.; PICCILLI, D. G. A.; PERSCH, C. G. Telhado verde: uma alternativa sustentável para a gestão das águas pluviais. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 139-154, jan./mar. 2014.

Oberndorfer, E.; Lundholm, J; Bass, B; Coffman R.R; Doshi, H.; Dunnett N; Gaffin, S; Köhler, M; K. Y., K; Rowe, L. B. Green Roofs as Urban Ecosystems: Ecological Structures, Functions, and Services.BioScience, Volume 57, Issue 10, 1 November 2007, Pages 823–833

Published

2019-08-30

Issue

Section

Artigos