COMPARATIVO DE REDES DE COMUNICAÇÃO DE ROBÔS INDUSTRIAIS

Resumo

Autori

Abstract

Automação é recurso decisivo adotado pelas empresas para conquistar espaço no mercado mundial, reduzindo custos operacionais e perdas nos processos, aumentando a capacidade produtiva e os níveis de segurança. Adicionalmente, a coleta de dados do processo em tempo real possibilita tomadas de decisões de grandes relevâncias e se torna um diferencial para quem se utiliza das ferramentas relacionadas ao pilar Big Data and Analytics dentro do conceito de indústria 4.0. Para que bons resultados sejam alcançados, deve haver a intersecção entre sistemas robotizados e redes de comunicação industriais. Baseando-se em estudos da área e na importância dos protocolos de comunicação, aborda-se neste artigo um comparativo dos tipos de protocolos que estão em uso na indústria. O objetivo deste artigo é abordar vantagens e desvantagens, comentando os desafios enfrentados por equipes de engenharia e manutenção na implantação dessas redes industriais para processos robotizados, em uma célula de soldagem aplicada em uma indústria automotiva. Identifica-se que há certa complexidade na escolha do protocolo adequado para implementação de uma célula de manufatura robotizada e que se faz necessário levar em consideração as características físicas do ambiente onde será implementado o processo de robotização, e boas práticas para garantir um sistema confiável e seguro.

Biografie autore

Danilo Demetrio, Faculdade SENAI Taubaté

Prezada Comissão Editorial,

 

É com grande satisfação que me dirijo a vocês para apresentar minha contribuição à Revista Científica que eu Danilo José Demétrio, submeto o artigo inédito para análise da revista Soldagem e Inspeção, escrita com baseado em pesquisas e em conhecimentos adquiridos na atuação prática da indústria. O mesmo não está sendo avaliada por outras revistas.

                A minha atuação na obra foi na realização de pesquisas acadêmicas, elaboração escrita do artigo encaminhado, pesquisa e atuação em campo com experimentos práticos na atuação para a resolução dos problemas que motivaram as melhorias aplicadas.

                Possuo formação técnica em eletrônica industrial (ENTEC 2007) e graduação em Engenheira Elétrica com ênfase em eletrônica (UNITAU 2013), e atualmente sou aluno na pós-graduação Faculdade SENAI em Taubaté.

                Possuo experiência em indústrias do setor Eletroeletrônico, têxtil, injeção plástica e automobilístico desde o ano 1999. Atuando em área técnica desde 2010.

 

Atenciosamente.

Danilo José Demétrio

Orlando Rosa Junior, Faculdade SENAI Taubaté

Prezada Comissão Editorial,

 

É com grande satisfação que me dirijo a vocês para apresentar minha contribuição à Revista Científica. Sou o Professor Orlando Rosa Junior, Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Professor de Educação Superior no SENAI - Departamento Regional de São Paulo.

 

Minha trajetória acadêmica tem sido pautada pela busca do conhecimento e pela aplicação prática de inovações na área de Engenharia Elétrica, em particular em processos automatizados, IoT e controle. Atuo como membro do Grupo de Pesquisa em Engenharia Elétrica, Eletrônica, Automação e Reindustrialização, onde busco integrar pesquisa e prática, aliando as necessidades de mercado, problemas oriundos da indústria com a capacidade de pesquisa de uma instituição como o SENAI-SP.

 

Em publicações mais recentes que tive a oportunidade de participar, abordei temas relacionados à aplicação de tecnologias inovadoras no ensino de eletroeletrônica, destacando a importância da gamificação e da realidade aumentada. Esses trabalhos refletem meu comprometimento com a pesquisa de qualidade e a disseminação do conhecimento científico.

 

No momento, como Professor de Educação Superior, continuo a dedicar-me ao aprimoramento do ensino e à condução de pesquisas relevantes para a área. Estou aberto a contribuir com a revista por meio da submissão de artigos e pesquisas originais que promovam o avanço do conhecimento em Engenharia Elétrica, nas subáreas supracitadas.

 

Agradeço a atenção da comissão editorial e coloco-me à disposição para fornecer informações adicionais ou esclarecer qualquer dúvida.

 

Atenciosamente,

 

Prof. Orlando Rosa Junior

Alex Pisciotta, Faculdade SENAI Taubaté

Aos Editores Chefes da revista

Eu, Alex Pisciotta, atesto que a obra enviada para análise da revista Soldagem e Inspeção é inédita, escrita pelos autores baseado em pesquisas e em conhecimentos adquiridos na atuação prática da indústria. Não está sendo avaliada por outras revistas.

                O meu papel na obra foi de orientação do aluno Demétrio, escrita de alguns trechos e revisão geral.

                Sou Técnico Eletrônico (UNITAU 2000), Engenheiro Eletricista com ênfase em eletrônica (UNITAU 2005), Especialista em Automação Industrial e Controle (UNITAU 2012), Mestre em Engenharia (UNITAU 2020) e atualmente sou aluno Especial no pós-graduação Doutorado na UNESP de Guaratinguetá.

                Tenho experiência em indústrias do setor Eletro-eletrônico e automobilístico desde o ano 2000, e experiência docente à partir de 2009 em escolas técnicas e no ensino superior.

 

Att.

Alex Pisciotta

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-05-29