ESTUDO DA VIABILIDADE DE CONFECÇÃO DE UM CÁRTER AUTOMOTIVO COM A BLENDA PC/ABS
Abstract
Para otimizar o desempenho do veículo, é desejável a substituição de partes metálicas por materiais mais leves, dentre os materiais que podem ser usados para essa finalidade destaca-se a blenda polimérica PC/ABS que apresentam baixa densidade e propriedades vantajosas para o setor automotivo. Portanto, este trabalho estudou a viabilidade de substituição do cárter metálico de alumínio por um cárter automotivo de PC/ABS por meio de ensaios mecânicos de tração, flexão e impacto, ensaio de degradação em óleo automotivo, espectroscopia na região infravermelha (FTIR), análise dinâmico mecânica (DMA), simulação computacional, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e também realizou a impressão 3D de um protótipo de cárter automotivo. Os ensaios mecânicos mostraram que houve diminuição da resistência ao impacto e tensão na ruptura após os ensaios de degradação em óleo automotivo, porém, a tensão máxima, módulo Young e resistência à flexão não mostraram alterações significativas antes e após o ensaio de degradação. Os espectros de FTIR indicam que o ABS presente na blenda é responsável pela quimiodegradação e termodegradação durante o ensaio de degradação. O DMA mostrou que a blenda apresenta transição vítrea entre 111 - 148 °C o que permitiria seu uso em um cárter automotivo. A simulação computacional mostrou que existe a possibilidade de aplicação do material em um cárter automotivo, no entanto, há necessidade de ensaios complementares e avaliação do seu uso em escala piloto.
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