OTIMIZAÇÃO DA ASA DE GEOMETRIA MISTA PARA UM VANT, COM FOCO NA DISTRIBUIÇÃO DE SUSTENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE PROPAGAÇÃO DE ESTOL

Autores

  • Rogério Rodrigues da Silva Filho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jefferson Luiz Mendonça Junior Universidade de Passo Fundo

Resumo

O presente estudo utiliza técnicas de otimização na busca da melhor solução para a distribuição de áreas das diferentes seções geométricas de uma asa mista retangular-trapezoidal, minimizando a diferença da distribuição da corda a longo da envergadura entre uma asa mista e uma asa elíptica, na tentativa de aproximar a distribuição de sustentação da asa mista em uma distribuição elíptica, que teoricamente possui o menor arrasto induzido entre os diferentes formatos geométricos. A metodologia de otimização foi aplicada no estudo de caso de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde a técnica de otimização forneceu novos parâmetros geométricos da asa. Simulações numéricas apresentaram que a nova asa teve seu objetivo alcançado, pois apresentou uma distribuição de sustentação mais próxima da distribuição ótima (elíptica). Porém, verificou-se características não desejadas na propagação de estol, onde houve uma tendência de início de estol na ponta de asa, e assim, prejudicando a eficiência das superfícies controle de rolagem da aeronave. Para a melhoria das características de estol, aplicou-se diferentes combinações de torção geométrica, ao longo das seções retangular e trapezoidal, e então, obteve-se a melhor configuração de torção para a asa mista, sem que a mesma sofresse grande penalidade na característica da distribuição de sustentação obtida pela otimização.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues da Silva Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Engenharia mecânica, com ênfase em aerodinâmica.

Jefferson Luiz Mendonça Junior, Universidade de Passo Fundo

Engenharia mecânica, com ênfase em otimização.

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Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Artigos