A política educacional e seus desafios na pesquisa: o caso do Brasil

Autores

  • Nora Krawczyk Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.003

Resumo

Resumo: Pesquisar política educacional e/ou políticas educacionais não é uma tarefa fácil, principalmente pela multiplicidade de disciplinas necessárias para seu estudo. Este artigo propõe oferecer alguns elementos de análise das tendências da pesquisa em política educacional nas últimas décadas no Brasil. Para isso, serão discutidos o campo da política educacional, o diálogo entre diferentes disciplinas, as diferentes abordagens, os temas e os contextos de produção.

 

Palavras-chave: Política educacional. Brasil. Historicidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BALL, S. Big polices/small world: an introduction to international perspectives in education policy. Comparative Education, v. 34, n. 2, p. 119-130, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/03050069828225

BARROSO, J. A utilização do conhecimento em política: o caso da gestão escolar em Portugal. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000400004

BARROSO, J. O Estado e a Educação: a regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. In: BARROSO, J.; VISEU, S. (Orgs). A regulação das políticas públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa/Unidade de I&D de Ciências da Educação, 2006. p. 41-70.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, L. M. O PISA como dispositivo de conhecimento & política. In: CARVALHO, L. M. (Org.). O espelho do perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação: o caso do PISA. Lisboa: Fundação Manuel Leão, 2011. p. 11-40.

CURY, C. R. J. Graduação/Pós-Graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 777-793, out. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302004000300007

DELVAUX, B. Qual é o papel do conhecimento na acção pública? Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000400003

KRAWCZYK, N. Conhecimento crítico e política educacional: um diálogo difícil, mas necessário. In: KRAWCZYK, N. (Org.). Sociologia do Ensino Médio: crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo: Cortez, 2014. p. 13-32.

KRAWCZYK, N. Pesquisa comparada em educação na América Latina: situações e perspectiva. Educação Unisino, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 199-204, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.03

KRAWCZYK, N.; MORAES, R. C. C de. Estudos comparados, projeto histórico e análise de políticas públicas. Entrevista com Hugo Zemelman. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 311-320, abr. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302003000100022

KRAWCZYK, N.; VIEIRA V. L. Uma perspectiva histórico-sociológica da Reforma Educacional na América Latina: Argentina, Brasil, Chile e México nos anos 1990. Brasilia: Liberlivro, 2012.

MARRADI, A.; ARCHENTI, N.; PIOVANI, J. Metodología de las Ciencias Sociales. Buenos Aires: Emecé, 2007.

MORDUCHOWICZ, A. Discusiones de economia de la educación. Buenos Aires: Losada, 2003.

NÓVOA, A. “Modelos de análise em educação comparada: o campo e a carta”. Tradução do artigo publicado na revista Les Sciences de l’education pour l’ère nouvelle, n. 2-3, 1995.

PIOVANI, J. I.; KRAWCZYK, N. Los Estudios comparativos: algunas notas históricas, epistemológicas e metodológicas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 821-840, jul./set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623667609

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

KRAWCZYK, N. A política educacional e seus desafios na pesquisa: o caso do Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–9, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13131. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos