Redes, experts e a internacionalização de políticas educacionais

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DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14425.003

Resumo

Este artigo discute a relevância das redes de políticas públicas regionais para os estudos sobre o alinhamento das agendas internacionais e locais. O isomorfismo das reformas adotadas em diferentes países leva a estudar o fenômeno do “empréstimo” de políticas.  Pesquisa-se uma rede de especialistas convidados pela Unesco para desenvolver um projeto regional de políticas docentes para a América Latina. Analisam-se seus membros, filiações institucionais, documentos e propostas. Mapeia-se a participação anterior de especialistas em organizações internacionais, cargos no Estado, em universidades e suas ações conjuntas. A etnografia da rede permitiu apontar a permeabilidade público-privada. Esta abordagem destacou que especialistas engajados em redes regionais disseminam suas ideias, promovem a circulação internacional de políticas e contribuem para a construção da recepção ativa de suas recomendações em nível local. O mapeamento de redes se mostrou um recurso metodológico fecundo para investigar o complexo processo de formulação de políticas e o papel dos experts no estabelecimento de agendas para a Educação.

Palavras-chave: Redes de políticas públicas. Transferência de política. Especialistas.

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Biografia do Autor

Eneida Oto Shiroma, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Bolsista PQ do CNPq.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

SHIROMA, E. O. Redes, experts e a internacionalização de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.5.14425.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14425. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Redes e Políticas Educacionais: debates teóricos, metodológicos e problematizações