Redes, experts e a internacionalização de políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14425.003

Resumo

Este artigo discute a relevância das redes de políticas públicas regionais para os estudos sobre o alinhamento das agendas internacionais e locais. O isomorfismo das reformas adotadas em diferentes países leva a estudar o fenômeno do “empréstimo” de políticas.  Pesquisa-se uma rede de especialistas convidados pela Unesco para desenvolver um projeto regional de políticas docentes para a América Latina. Analisam-se seus membros, filiações institucionais, documentos e propostas. Mapeia-se a participação anterior de especialistas em organizações internacionais, cargos no Estado, em universidades e suas ações conjuntas. A etnografia da rede permitiu apontar a permeabilidade público-privada. Esta abordagem destacou que especialistas engajados em redes regionais disseminam suas ideias, promovem a circulação internacional de políticas e contribuem para a construção da recepção ativa de suas recomendações em nível local. O mapeamento de redes se mostrou um recurso metodológico fecundo para investigar o complexo processo de formulação de políticas e o papel dos experts no estabelecimento de agendas para a Educação.

Palavras-chave: Redes de políticas públicas. Transferência de política. Especialistas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,546
Dec 07 '19Dec 10 '19Dec 13 '19Dec 16 '19Dec 19 '19Dec 22 '19Dec 25 '19Dec 28 '19Dec 31 '19Jan 01 '208
| |

Biografia do Autor

Eneida Oto Shiroma, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Bolsista PQ do CNPq.

Referências

ARAÚJO Jr., João Ferreira de. O trabalhador da educação e a acumulação flexível do cap/ital: um estudo do posicionamento do Sintego frente à política educacional de Goiás. 2013. Disponívelem:https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/3146/5/Ara%C3%BAjo% 20J%C3%BAnior%2c%20Jo%C3%A3o%20Ferreira%20de-2013- disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 14/09/2015.

BALL, Stephen J. New philanthropy, new networks and new governance in education. Political Studies, 56(4), 2008. 747–765.

CARVALHO, Luis Miguel. Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960). Estudos comparados Brasil-Portugal. Lisboa: Educa/ Unidade de I&D de Ciencias da Educação, 2009.

CEPPE. Critérios e orientações para a elaboração de políticas docentes na região da América Latina e Caribe. Santiago: CEPPE, 2011.

COWEN, R. 2006. Acting comparatively upon the educational world: Puzzles and possibilities. Oxford Review of Education 32, n. 5, p. 561-73.

CUNHA, Thais M. Redes de políticas públicas e governança da educação: pesquisando a convergência das políticas para docentes nas agendas para a próxima década. Relatório da Pesquisa. Florianópolis: UFSC, 2015.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Porto, Educação, Sociedade & Culturas, n. 16, 2001, p. 133-169.

Roger Dale (1999) Specifying globalization effects on national policy: a focus on the mechanisms. Journal of Education Policy, n.14 (1), p. 1-17. DOI: 10.1080/026809399286468 Acesso em: 23 mar 2019

FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis: the critical study of language. 2 ed. Harlow, Pearson, 2010.

FAZEKAS, M.; BURNS, T. Exploring the Complex Interaction Between Governance and Knowledge inEducation. OECD Education Working Papers, No. 67, OECD Publishing. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/5k9flcx2l340-en Acesso em 20 fev 2019

GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba S.; ANDRÉ, Marli. Políticas Docentes no Brasil: Um Estado da arte. Brasília: Unesco/MEC, 2011.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel a Política e o Estado Moderno. 5ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1984

HANNEMAN, Robert A. and Mark RIDDLE, Mark. Introduction to social network methods. Riverside, CA: University of California, Riverside, 2005.

JESSOP, B. The capitalist state: Marxist theories and methods. Oxford: Basil Blackwell, 1984.

KATSIKAS, Dimitrius. Non-state authority and global governance. In: RENGGER, Nicholas (ed.) Evaluating Global Orders, Review of International Studies, 36, 2010. P .113-135.

KU, Hok Bun; YUEN-TSANG, Angelina W. K. Capacity building. In: BERVIR, Mark (ed.) The SAGE Handbook of Governance. London: Sage, 2011.

LEVIN, Benjamin; QI, Jie. Knowledge mobilisation in Canada and the role of universities. In: LEVIN, Benjamin; QI, Jie; EDELSTEIN, Hilary (ed.) The impact of research in education. Bristol: The Policy Press, 2013. p.147-164

MEYER, J.W.; BOLI, J.; THOMAS, G.M.; RAMIREZ, F.O. World society and the nation-State. American Journal of Sociology, 103, 1, p. 144-181, 1997.

LOUZANO, P.; MORICONI, G. Visão da docência e características dos sistemas de formação docente. In: UNESCO. Temas críticos para formular nuevas políticas docentes en América Latina y el Caribe: el debate actual. Santiago, Cl: Centro de Estudios de Políticas y Prácticas en Educación, 2014. p. 10-52.

OEA. Los proyectos hemisféricos en educación: matriz de aportaciones de organismos internacionales. 2003. Tercera Reunión de Ministros De Educación. México D.F., 2003. Disponível em: www.oas.org/udse/informeIIIministerial/.../8ProyectosHemisfericos.doc. Acesso em: 15/07/2010.

PERRY; TOR. Educational Transfer: Analytical frameworks, conceptualizations and motives Paper presented in the International Co-operation through Education. Proceedings of the 35th Annual Conference. Auckland. 2007.

SCHWARTZMAN, Simon; COX, Christian (Org.) Políticas educacionais e coesão social: uma agenda latino-americana. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), 2009.

STEINER-KHAMSI, Gita ; WALDOW, Florian. Policy borrowing and lending in education. London: Routledge , 2012

UNESCO. Antecedentes y Criterios para la Elaboración de Políticas Docentes em América Latina y el Caribe. Santiago, CL: Centro de Estudios de Políticas y Prácticas en Educación, 2013.

UNESCO. Catastro de experiencias relevantes de políticas docentes en América Latina y el Caribe. Santiago, CL: Centro de Estudios de Políticas y Prácticas en Educación, 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

SHIROMA, E. O. Redes, experts e a internacionalização de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.5.14425.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14425. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Redes e Políticas Educacionais: debates teóricos, metodológicos e problematizações