A produção acadêmica sobre políticas educacionais na linha de pesquisa História e Política Educacionais do PPGE da UEPG: o que envolve a escolha dos objetos de pesquisa?

Autores

  • Natali de Fátima Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0002-1243-1989

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.20471.007

Resumo

Esse artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada na área das políticas educacionais, a qual teve como objetivo desenvolver uma análise dos aspectos metodológicos e teórico-epistemológicos de teses e dissertações vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na linha de pesquisa História e Política Educacionais. Ao todo, foram analisados 93 trabalhos, do período de 1996 a 2019. Neste artigo, considerou-se um recorte da análise total, envolvendo apenas as questões pertinentes às dimensões subjetivas que envolveram o processo de escolha dos objetos e perspectivas teórico-epistemológicas, por parte dos pesquisadores. O referencial teórico utilizado está ancorado na teoria dos campos sociais, de Pierre Bourdieu, considerando de modo específico os conceitos de campo científico, habitus e interesse. Concomitantemente, consideraram-se as formulações do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), desenvolvidas por Tello (2012), Tello e Mainardes (2015), juntamente com os estudos de Mainardes (2018, 2021), referentes aos elementos conceituais e metodológicos da metapesquisa no campo da Política Educacional. Como resultados, aponta-se que, apesar de haver justificativa dos objetos dos autores (dissertações e teses) e uma forte correspondência com os temas de pesquisa dos orientadores, há ainda limitação em relação a explicitar a perspectiva teórico-epistemológica.

Palavras-chave: Campo Científico. Políticas Educacionais. EEPE. Programa de Pós-Graduação em Educação (UEPG).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natali de Fátima Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Educação Básica na rede privada.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

SANTOS, N. de F.; SCORTEGAGNA, P. A. A produção acadêmica sobre políticas educacionais na linha de pesquisa História e Política Educacionais do PPGE da UEPG: o que envolve a escolha dos objetos de pesquisa?. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 7, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5212/retepe.v.7.20471.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20471. Acesso em: 20 ago. 2022.

Edição

Seção

Artículos