Retrocessos do “Novo Ensino Médio”: uma década de lutas e resistências (2013-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21155.008

Resumo

Este estudo tem como objetivo desenvolver uma reconstituição histórica sobre a reforma do “Novo Ensino Médio” de modo a evidenciar o movimento de lutas e resistências contra o desmonte dessa etapa da educação no período de 2013 a 2023. Para a compreensão da política educacional em curso, este artigo respalda-se epistemologicamente na abordagem do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992) e toma como referente documentos normativos e orientativos. Do estudo desenvolvido, foi possível concluir que o “Novo Ensino Médio” representa a negação do direito ao instituir na formação dos jovens a desigualdade de acesso à educação de base e a uma formação voltada ao atendimento das demandas do capital. O neoliberalismo como projeto formativo, episteme e lógica organizativa da sociedade promove a normalização da desigualdade de classe e o adensamento da superexploração do trabalho, incidindo nas relações capital-trabalho.

Palavras-chave: Educação. Direito à educação. “Novo Ensino Médio”. Resistência.

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Biografia do Autor

Vanessa Campos de Lara Jakimiu, Universidade Federal do Ceará

Professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutora em Educação, na linha de Políticas Educacionais, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa EMPesquisa (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/UFPR).

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

JAKIMIU, V. C. de L. Retrocessos do “Novo Ensino Médio”: uma década de lutas e resistências (2013-2023). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21155.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21155. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos