Retrocessos do “Novo Ensino Médio”: uma década de lutas e resistências (2013-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21155.008

Resumo

Este estudo tem como objetivo desenvolver uma reconstituição histórica sobre a reforma do “Novo Ensino Médio” de modo a evidenciar o movimento de lutas e resistências contra o desmonte dessa etapa da educação no período de 2013 a 2023. Para a compreensão da política educacional em curso, este artigo respalda-se epistemologicamente na abordagem do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992) e toma como referente documentos normativos e orientativos. Do estudo desenvolvido, foi possível concluir que o “Novo Ensino Médio” representa a negação do direito ao instituir na formação dos jovens a desigualdade de acesso à educação de base e a uma formação voltada ao atendimento das demandas do capital. O neoliberalismo como projeto formativo, episteme e lógica organizativa da sociedade promove a normalização da desigualdade de classe e o adensamento da superexploração do trabalho, incidindo nas relações capital-trabalho.

Palavras-chave: Educação. Direito à educação. “Novo Ensino Médio”. Resistência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Campos de Lara Jakimiu, Universidade Federal do Ceará

Professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutora em Educação, na linha de Políticas Educacionais, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa EMPesquisa (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/UFPR).

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

JAKIMIU, V. C. de L. Retrocessos do “Novo Ensino Médio”: uma década de lutas e resistências (2013-2023). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21155.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21155. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos