Considerações acerca do campo disciplinar das políticas educacionais
Resumo
Resumo: O presente estudo, de cunho teórico-bibliográfico, traz em seu conteúdo algumas considerações acerca da produção de conhecimento em políticas educacionais. Inicialmente, busca-se situar as políticas educacionais no âmbito das políticas públicas e argumentar em que medida a ampla área de abrangência das políticas educacionais são também seus limites com relação a produção de conhecimento e definição de métodos investigativos. Em seguida, apresenta-se uma discussão conceitual sobre o campo epistemológico da pesquisa em políticas educacionais e da avaliação em políticas educacionais, e que, apesar da inter-relação entre estas, ambas contém em si, finalidades e propósitos distintos. Por fim, desenvolve-se uma teorização acerca da destinação da produção de conhecimento em políticas educacionais e uma argumentação acerca da importância de os propositores e executores de políticas tomarem conhecimento do que é produzido para a tomada de decisões.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Pesquisa em Políticas Educacionais. Avaliação em Políticas Educacionais.
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