Democracia, educação e diferença: na contracorrente das políticas neoliberais e neoconservadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23035.0004

Resumo

Neste artigo, efetua-se uma análise da aliança hegemônica neoliberal e neoconservadora no campo social, político e econômico global, o que gera fortes impactos também na educação. Pretende-se fomentar o pensamento em torno de possíveis articulações entre democracia, educação e diferença, a partir da operacionalização de conceitos elaborados por Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Judith Butler. Compreende-se que as políticas são produzidas em relações de poder conflitivas e antagônicas entre demandas diferenciais. A aliança hegemônica neoliberal e neoconservadora decorre da articulação entre essas demandas diferenciais que se tornam equivalentes e passam a compor o interior constitutivo da ordem estabelecida. Nela, não são contempladas demandas sociais que advogam por justiça e direito à educação, o que as faz o exterior constitutivo desse jogo político. Trata-se da produção discursiva da democracia interrelacionada à educação e à diferença como totalidade que serve à aliança neoliberal e neoconservadora do sistema capitalista. No entanto, qualquer totalidade será sempre parcial, precária e contingente. O desafio posto seria pensar na democracia radical, aberta às diferentes demandas, as quais, no jogo de disputas políticas, permanecem como exterior constitutivo do projeto hegemônico. Isso porque a democracia radical permite compreender e criar outras cadeias de equivalências que podem projetar e disputar com mais força as lutas contra-hegemônicas.

Palavras-chave: Democracia. Diferença. Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa

Docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – campus Bagé, Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Eliada Mayara Alves Krakhecke, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) - Código de Financiamento 001. Mestra em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Eduardo Nunes Jacondino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2024-04-15

Como Citar

VOSS, D. M. da S.; KRAKHECKE, E. M. A.; JACONDINO, E. N. Democracia, educação e diferença: na contracorrente das políticas neoliberais e neoconservadoras. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.23035.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/23035. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos